Banca de QUALIFICAÇÃO: MAGNÓLIA PACHECO ANDRADE

DISCENTE: MAGNÓLIA PACHECO ANDRADE
DATA: 31/07/2020
LOCAL: plataforma on line - meio remoto
TÍTULO: PROPOSTA PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL FÁBULA
PALAVRAS-CHAVES: Leitura, Gênero Textual, Fábula, Letramento, Leitor Crítico.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

O trabalho com leitura em sala de aula tem despertado o interesse de muitos autores, com propostas fundamentadas que buscam aprimorar a prática docente. O estudo dos gêneros textuais tem contribuído para que o aluno compreenda as diversas modalidades discursivas que permeiam o nosso cotidiano. Desse modo, os procedimentos de como trabalhar a leitura devem ser pensados e desenvolvidos em etapas de modo a conduzir o aluno a lidar com o texto, considerando a funcionalidade do gênero textual, bem como as suas peculiaridades. No entanto, ao observarmos a realidade da escola da qual faço parte, fica evidente o baixo desempenho nas questões de leitura e compreensão. Essa constatação se verifica nos dados demonstrados por meio das avaliações externas, a exemplo da Prova Brasil, os quais revelam o baixo nível de proficiência em leitura. Isso posto, esta pesquisa objetiva contribuir para melhorar os níveis de leitura na formação escolar do aluno, favorecendo a condição de leitor crítico, bem como subsidiar o trabalho do professor. Nesse viés, será desenvolvida e aplicada, na Escola Estadual Paulino Nascimento, em Aracaju, Sergipe, uma sequência didática, por meio de módulos pedagógicos, com alguns textos do gênero textual fábula que abordarão temas diversos, como o respeito, as diferenças, a solidariedade, sobre os quais será feito um trabalho que, além de cumprir um propósito pedagógico e discursivo da leitura, terá um viés de cunho social, cuja função é contribuir com a formação cidadã do aluno. Para esse propósito, consideramos os preceitos postulados por Wachowicz (2012), com a abordagem de que os gêneros são instrumentos de interação social; Marcuschi (2002), que enfatiza a importância das funções comunicativas, cognitivas e institucionais dos gêneros; Platão e Fiorin (2003), com a abordagem dos traços semânticos da fábula e Bagno (2006) que traz um panorama das características e dos principais autores desse gênero. Para as questões de texto, leitura e ensino, utilizamos os preceitos teóricos de Orlandi (1987), para o qual o sentido de um texto resulta de uma situação discursiva; Freire (2009), com o preceito de que a leitura crítica implica a percepção das relações entre texto e contexto; Kleiman (1989), que considera ser a compreensão textual um processo que se caracteriza pela utilização do conhecimento prévio; Costa Val (2004), que define o texto como ocorrência linguística dotada de unidade sociocomunicativa e Marcuschi (2008), com a abordagem de que ler é um ato de produção e apropriação de sentido. Nas questões de letramento – perspectiva da leitura crítica e construção de sentidos no texto, utilizamos os estudos de Kleiman (2005), na perspectiva de que a prática do letramento é necessária para entender e compreender o mundo letrado; Carvalho (2018), que trabalha as diversas possibilidades de ver e compreender o texto; Soares (2009), que mostra as práticas sociais de leitura e escrita; Rojo (2009), que trabalha as práticas sociais de letramento; Marcuschi (2008, 2012), que mostra o texto como um evento comunicativo de unidade concreta e Koch (2018), que discute o espaço textual como lugar de interação.

Presidente - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Interno - 1281971 - ALBERTO ROIPHE BRUNO