Banca de QUALIFICAÇÃO: IZABEL DE LIMA

DISCENTE: IZABEL DE LIMA
DATA: 27/07/2020
LOCAL: Sala online (liberação de link a posteriori)
TÍTULO: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PROPOSTAS DE LEITURA E RETEXTUALIZAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: formas verbais – letramentos - História em Quadrinhos, retextualização, sequência didática
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A proposta de intervenção deste trabalho de pesquisa, por meio da elaboração de uma Sequência Didática (SD), surge a partir de um olhar minucioso e preocupante nas muitas e recorrentes dificuldades, durante toda a trajetória do ensino fundamental, em relação à escrita e ao estudo das formas verbais. Pesquisadores linguistas, há mais de duas décadas, reforçam a necessidade de a escola formar cidadãos letrados; atuantes como protagonistas na vida social. Professores têm se empenhado para inovar as aulas, a fim de proporcionar uma aprendizagem significativa, com leitura e escrita, que alcance os anseios do alunado. Entretanto, o insucesso na produção escrita, o caminho sinuoso pelo qual ainda trilha o verbo continua sendo um grande desafio nas aulas de Língua portuguesa. Diante desse cenário, a partir do envolvimento do aprendiz na leitura do gênero História em Quadrinhos (HQ) e da retextualização do discurso direto dos personagens para o discurso indireto, vislumbra-se um caminho promissor em direção ao desenvolvimento cognitivo dos alunos da Escola Estadual Embaixador Bilac Pinto, localizada na cidade de Aracaju, Sergipe. Tal escolha sustenta-se na ideia de que História em Quadrinhos é um gênero muito apreciado e presente nos livros didáticos, nas revistas, jornais impressos e em sites, também no fato de apresentar linguagem figurada, verbal e não verbal, acessível e versátil. Em sentido amplo, o objetivo Sequência Didática aqui ressaltada é mediar as habilidades e as competências de leitura e escrita dos referidos alunos, notadamente, no que diz respeito à minimização da complexidade que ainda permeia no âmbito da escrita e dos verbos. Em termos operacionais, propõe a retextualização escrita do gênero História em Quadrinhos para o gênero narrativa em terceira pessoa. Embasa-se teoricamente: i) no esquema de Sequência Didática (SD) de Dolz Noverraz e Schneuwly (2004); ii) nas conceitualizações de Marcuschi (2010), que afirma serem a fala e a escrita parte do processo de letramento; iii) na apresentação de leitura de Cintra e Passarelli (2011), que a endossam como meio de transformação do indivíduo leitor; iv) na perspectiva de retextualização de Dell’ Isolda (2007), para quem a retextualização não deve ser mecânica, uma vez que é uma prática diária, desde as situações de fala prosaica até a realização de trabalhos acadêmicos; e v) nas proposições feitas por Silva e Cardoso (2015), as quais frisam a importância da atuação docente desde o início do processo de escrita até o momento da produção, avaliação e refacção textual, passando pela escolha do gênero e pela noção de feedback.

Externo à Instituição - ANTONIETA BURITI DE SOUZA HOSOKAWA
Presidente - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Interno - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA

Notícia cadastrada em: 25/06/2020 12:45