Banca de QUALIFICAÇÃO: KLEYDIANE DA GRAÇA FEITOSA MATOS

DISCENTE: KLEYDIANE DA GRAÇA FEITOSA MATOS
DATA: 27/07/2020
LOCAL: sala do PROFLETRAS
TÍTULO: Leitura, cognição e inferência dos enunciados das atividades de compreensão textual
PALAVRAS-CHAVES: inferência – conto – consignas didáticas
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Reconhecida por sua importância no desenvolvimento de inúmeras habilidades discentes, a leitura é um processo constituído por etapas, as quais vão do nível fonológico ao pragmático da linguagem. Por sua natureza complexa, reúne processos múltiplos que demandam a ativação de estratégias distintas e promotoras da aquisição e automatização de competências mais elaboradas, tais como a inferência do sentido das palavras dispostas em um texto. No universo da sala de aula, uma das dificuldades docentes é tornar clara a compreensão das consignas que constituem as orientações dispostas no livro didático, fundamentais para que os alunos consigam ter êxito na resolução de suas atividades. Embora sejam pouco estudadas, tais consignas podem ser o ponto-chave para a progressiva aquisição de diferentes competências leitoras pelos alunos. Dada essa relevância na vida de docentes e discentes, este projeto focaliza o gênero textual consigna didática, a partir de um estudo de sua estrutura e funcionamento, de modo a valorizar o papel que os estudantes precisam assumir em diferentes situações de ensino-aprendizagem. Do ponto de vista teórico-metodológico, propõe-se, à luz dos estudos Dolz et al (2004), uma sequência didática voltada ao trabalho com alunos do 6º ano do ensino fundamental, que tem como texto motivador o conto. Como suporte teórico, são considerados, entre outros, autores como Barbosa e Carlberg (2014), Ferreira e Soto (2007), Fonseca e Baldin (2014) e Riestra (2004), cujos trabalhos se voltam para o estudo das consignas didáticas e, de modo mais global, para o ensino de línguas, materna ou estrangeira.

Presidente - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Interno - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA
Externo à Instituição - ANTONIETA BURITI DE SOUZA HOSOKAWA

Notícia cadastrada em: 23/06/2020 18:32