Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATANIEL BEZERRA DA COSTA
DATA: 27/07/2020
HORA: 16:00
LOCAL: Auditório de Letras
TÍTULO: A LITERATURA DE CLARICE LISPECTOR NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O CONTO CLARICEANO FELICIDADE CLANDESTINA E A PRODUÇÃO DE DOC-FILME NUMA TURMA DO 9º ANO
PALAVRAS-CHAVES: Clarice Lispector. Doc-Filme. Letramento Literário.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:
Este projeto tem como premissa fundamental trabalhar a literatura de Clarice Lispector nas aulas de Língua Portuguesa, com o conto clariceano “Felicidade Clandestina”, no 9º ano b do Colégio Estadual Poeta “José Sampaio” (Carmópolis/SE), contribuindo assim para o letramento literário. A partir disso, formular um caderno pedagógico com uma sequência didática (baseada na SD de Rildo Cosson) apresentando passos para o professor em sala de aula fazer um doc-filme a partir da leitura de textos literários, tomando o apresentado acima como exemplo. Trata-se de buscar desenvolver uma atividade de letramento literário contribuindo dessa maneira para a formação leitora dos alunos do Ensino Fundamental maior. Como teste de entrada, será aplicado um teste Cloze com o conto “Uma Esperança”, também de Lispector. Para iniciar a elaboração do filme documentário, o conto escolhido servirá de objeto de estudo e de base para os alunos conhecerem a obra da escritora em pauta, e também sua biografia. Assim, o aluno desenvolverá as vezes de leitor, pesquisador e protagonista da sua aprendizagem, pois para produzir o doc-filme terá que fazer uma pesquisa em grupo da vida e obra da escritora Clarice Lispector, ler o conto apresentado “Felicidade Clandestina” e produzir cautelosamente, sob a orientação do professor, o filme documentário. Depois da produção midiática, os alunos deverão apresentar em público para toda a turma e para os alunos convidados de outras classes. Por finalização, a mídia do doc-filme será disponibilizada em DVD e Pen Drive para os professores da escola, bem como exemplo para os docentes que quiserem fazer a sequência didática descrita. Como teóricos utilizados para discorrer sobre o letramento literário e sobre a escritora Clarice Lispector, foram consultados: Tfouni (2004); Candido (2004); Compagnon (2012); Dell’isola, (2007); kleiman (2014); Todorov (2009); Barthes (2013), entre outros.