Banca de DEFESA: JACI DOS SANTOS

DATA: 11/02/2020
LOCAL: Auditório do NUPEG
TÍTULO: Caçadores de sentidos - Ressignificação do Verbete
PALAVRAS-CHAVES: Ensino, gêneros textuais, verbete, sinônimo, polissemia.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Na docência, buscamos frequentemente instrumentos que ampliem o nível de (multi)letramentos dos estudantes (ROJO, 2008; KLEIMAN,2014; DUDENEY, 2016). Com objetivos diferentes, professor e aluno se tornam caçadores de sentidos. Diante disso, verificamos a dificuldade dos estudantes no que compete à compreensão de aspectos semânticos presentes no texto escrito. Detectou-se, em atividade proposta a alunos do 9º ano, do Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela, em Aracaju, Sergipe, dificuldade em compreenderem aspectos relacionados ao significado da palavra em contextos diferentes e em distinguirem alguns gêneros textuais com os quais já deveriam ter mais familiaridade, como o verbete de dicionário ou de enciclopédia. Esse projeto didático-pedagógico desenvolvido no PROFLETRAS buscou, dessa forma, sistematizar o trabalho com verbete a fim de instrumentalizar o estudante a melhorar seu desempenho em compreensão textual. Para tal, desenvolvemos sequência didática (DOLZ e SCHENEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2008) destinada ao trabalho com verbete tanto de dicionário quanto de enciclopédia, explorando suas características em suportes impresso e virtual como a Wikipédia (DUDENEY, 2016). Além disso, materializamos o jogo Verbetando no texto, cujo objetivo é ressignificar de forma lúdica a aula de língua portuguesa, incentivando-o a buscar o sentido de palavras encontradas nos textos utilizados pelo professor. Através da experimentação desse jogo, exploram-se a estrutura do verbete, os aspectos sinonímico e polissêmico dos termos além de exercitar a oralidade e incentivar o hábito pela consulta em dicionários de modo dinâmico e interativo. Portanto, essa proposta didático-pedagógica, além de levar o estudante a adquirir o hábito de consultar verbetes – principalmente de dicionário -, estará contribuindo para que ele construa textos, distinguindo esse gênero textual de outros, e seja estimulado a ler e a escrever de modo proficiente.

Presidente - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Interno - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA