Estudante do Profletras-UFS em aperfeiçoamento no Canadá

Aprovada com bolsa da CAPES para realização de curso de aperfeiçoamento promovido pelo Colleges and Institutes Canada – CICan, a mestranda do Programa Profissional de Letras em Rede - PROFLETRAS / São Cristóvão Adriana Edwirges Manoel Barreto Guimarães participou, entre 02 de julho de 2019 e 01° de setembro de 2019, de ações voltadas ao desenvolvimento profissional de professores que atuam nas escolas públicas das redes estaduais, municipais e distrital. As atividades contemplaram desde cursos focados no ensino de inglês como segunda língua até aqueles centrados nas necessidades de práticas inclusivas nos currículos escolares, passando por intensivos na área de gestão de aula/aprendizagem e engajamento do aluno, bem como instrumentais relativos ao sistema de educação canadense.

Com o projeto “O gênero textual entrevista a serviço da formação de leitores no ensino fundamental II”, desdobramento de ações incursas no produto pedagógico que tem sido desenvolvido no âmbito do Profletras Sergipe, cuja orientadora é a Profa. Dra. Taysa Mércia dos Santos Sousa Damaceno, a aluna conseguiu o segundo lugar Nordeste, da categoria anos finais do ensino fundamental, do edital 2019 do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica/ Capes. Consultada para fazer uma avaliação sobre sua estada em terras norte-americanas, a aluna assim se manifestou: “Meu projeto despertou muitas perguntas e elogios. Grata demais a todos do Profletras que ajudaram a viver esse momento”. Sem dúvida, além de ser um acréscimo para a carreira de nossa intercambista, esse tipo de experiência concorre para a consolidação do processo de internacionalização dos programas de pós-graduação da UFS.

Notícia cadastrada em: 15/11/2019 21:05