Banca de DEFESA: CLEDIA MARIA DOS SANTOS

DISCENTE: CLEDIA MARIA DOS SANTOS
DATA: 03/02/2020
LOCAL: Auditório de Letras
TÍTULO: FUNÇÕES DA DESCRIÇÃO NA NARRAÇÃO: APRENDENDO E ENSINANDO A LER UM ROMANCE
PALAVRAS-CHAVES: Literatura. Leitura Literária. Romance. Descrição. Adjetivo.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Este relatório apresenta a pesquisa intitulada A descrição na narração: difererntes caminhos para a leitura literária cujo objetivo foi reconhecer a descrição (uma composição ancilla narrationis) como uma aspecto de construção da narração que interrelaciona os personagens, os lugares, os objetos e os fenômenos, elementos que possibilitaram a leitura literária, da história contada na tradição oral e registrada no romance O tesouro de Jaboatão: história e fantasia de José Bezera dos Santos e nas ilustrações de Álvaro Santos. A pesquisa foi realizada com os estudantes do 7º ano do Colégio Estadual Josino Menezes, em Japoatã, estado de Sergipe. O estudo que alia conceitos de língua e literatura foi fundamentado em Lukács (1965), Garcia (1967), Bearzoti Filho (1991), Candido (2005, 2009); Freitag (2015), Bechara (2015), dentre outros. Para a intervenção foi elaborada uma sequência didática composta por atividades, dentre elas uma atividade lúdica de caça ao tesouro, Caça ao adjetivo, que exigiu a leitura e a escuta de trechos do romance e das imagens que o ilustram. Com a sequência didática, partindo de um texto que faz parte de seu universo, os estudantes souberam da existência da obra escrita, analisaram a função do adjetivo na construção das descrições e a relação entre os elementos descritos na composição da narração. A pesquisa de cunho qualitativo contribuiu para o desenvolvimento da compentência leitora, culminando no produto final, um caderno pedagógico.

Presidente - 1281971 - ALBERTO ROIPHE BRUNO
Interno - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG