Banca de DEFESA: LOURIANE RIBEIRO REIS

DISCENTE: LOURIANE RIBEIRO REIS
DATA: 18/02/2020
LOCAL: a confirmar
TÍTULO: O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ARGUMENTATIVA POR ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA PRODUÇÃO DE GÊNEROS JORNALÍSTICOS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino-aprendizagem. Argumentação na escola. Plantin.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Este trabalho decorre de uma pesquisa que visa a colaborar com as práticas escolares situadas no colégio municipal de Araçás/BA, uma vez que o estudo sistematizado da argumentação é pouco oportunizado nessa instituição. Assim, discute-se como efetivar o ensino da argumentação no contexto escolar e compor uma proposta didático-pedagógica destinada ao desenvolvimento de competências (PERRENOUD, 1999) a partir da escrita argumentativa de estudantes da educação básica. Com base em uma metodologia de pesquisa-ação (TRIPP, 2005), a pesquisa pauta-se na perspectiva interativa e dialogal da argumentação, postulada por Plantin (2008) e retomada por Grácio (2019), que compreende a argumentação como uma forma de interação problematizante, formada por intervenções orientadas por uma questão. Com Bakhtin e o Círculo (1990), concebe-se a língua como uma prática socio-história que se organiza por meio de gêneros discursivos, concepção que orienta o processo escrita de gêneros preponderantemente argumentativos (PASSARELI, 2012; AZEVEDO, 2018), desenvolvido com estudantes do 9º ano do ensino fundamental. A sequência de atividades (LERNER, 2002) engloba pesquisas, leituras, debates de ideias, conteúdos teóricos, jogos e privilegia a produção textual com função social, o que possibilitou a produção de um jornal mural exposto na cidade. As experiências realizadas serviram de base para a elaboração de um Caderno Pedagógico, destinado aos professores que também tenham interesse por essa temática. Os resultados apontam que a didatização e sistematização do trabalho com a argumentação, a partir de atividades interacionais em sala de aula, é significativo para docentes e discentes, uma vez que possibilitam a ampliação e qualificação das competências argumentativas. Para tanto, os estudantes precisaram passar por aprendizagens variadas que permitiram a construção de posicionamentos discursivo-argumentativos, registrados em textos relativos a temáticas de interesse social, uma vez o público leitor não se restringiu ao ambiente escolar.

Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Interno - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Externo ao Programa - 2865742 - MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO
Externo à Instituição - EDUARDO LOPES PIRIS