I EXPROFLETRAS SERGIPE

A I EXPROFLETRAS Sergipe, a ser realizada entre 05 e 07 de novembro de 2019, na Cidade Universitária José Aloísio de Campos, Universidade Federal de Sergipe -UFS, é uma iniciativa que busca socializar, junto ao público da graduação e da pós-graduação da UFS, bem como ao público em geral, as ações interventivas realizadas por alunos e egressos da unidade do Programa de Mestrado Profissional de Letras - PROFLETRAS – São Cristóvão, ao longo de seus 6 primeiros anos de atuação. Implantado no ano de 2013, sob a portaria n.◦ 1.009, de 10 de outubro de 2013, do Ministério da Educação, o referido programa é um Curso que tem alcance nacional e objetiva, a médio prazo, a qualificação de professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental em todo o território brasileiro. Em Sergipe, o programa conta com duas unidades de ensino, uma em São Cristóvão e outra em Itabaiana, e estas vêm contribuindo para o desabrochar de pedagogias que buscam efetivar a proficiência discente nas mais diversas situações de letramento.

Para manter o diálogo entre as partes diretamente envolvidas, a ação reúne não apenas os produtos inerentes aos projetos de intervenção já aplicados pela Unidade Profletras-São Cristóvão, mas também aqueles que estão em desenvolvimento, sejam estes vislumbrados como trabalhos finais, sejam como desdobramentos de atividades realizadas no âmbito das diferentes disciplinas integrantes da estrutura curricular do curso. Assim, a comunidade terá acesso a um panorama mais global dos impactos, os alcances e as emergências da unidade citada, no que concerne às reverberações do programa em níveis local e nacional.

O evento contará com oficinas a serem ministradas pelos professores do Profletras,  mesas-redondas que reúnam alunos do programa e egressos que discutam as contribuições da formação no dia a dia da sala de aula e professores que falem sobre a trajetória do Profletras desde o seu início em São Cristóvão e palestra com egresso, visando compartilhar a receptividade dos trabalhos em eventos em vários lugares do país e do mundo.

TERÇA-FEIRA – 05/11

MANHà – AUDITÓRIO NUPEG

8h 30 Boas-vindas – Coordenação pedagógica: Profa. Dra. Vanessa Gonzaga Nunes

9h – Participação Musical – Roberta Lima

10h – 12h Mesa de Abertura

Palestra: Profa. Dra. Raquel Meister Ko. Freitag

Palestra - Panorama da trajetória do Profletras na UFS – São Cristóvão. (Profa. Dra. Leilane Ramos da Silva)

TARDE – AUDITÓRIO NUPEG (Programação prioritária aos alunos da Turma 6 – Profletras)

DA IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA E DA CONTEXTUALIZAÇÃO DA ESCOLA

Quais são os indicadores? Como é a realidade local? Como realizar um teste de entrada?

Profª. Drª.  Vanessa Gonzaga Nunes

14 às 16

DOS PRODUTOS E DOS OBJETIVOS (LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA)

O que é possível fazer? Quais as ações possíveis?

Prof. Dr. Alberto Roiphe, Profª. Drª. Denise Porto Cardoso, Profª. Drª. Taysa Mercia dos Santos Souza Damaceno

16 às 18h

DO ESTADO DA ARTE E DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Onde e como encontrar trabalhos sobre um tema? Nossas disciplinas como suporte teórico?

Profª. Drª. Renata Ferreira Costa Bonifácio e Profª. Drª. Isabel Cristina Michelan de Azevedo

QUARTA-FEIRA – 06/11

MANHÃ  – AUDITÓRIO NUPEG

9h - A receptividade dos trabalhos do Profletras nos eventos – Egresso: Marcos André – Turma 03.

10h 12h -  Feira -  exposição de jogos e banners. Recepção aos alunos do Codap. Participação dos alunos da Turma 06 como avaliadores dos jogos.

11h40 - Premiação simbólica dos três jogos mais votados.

TARDE – SALA 01 POLO DE GESTÃO (Programação prioritária aos alunos da Turma 6 – Profletras)

14h - 15h

DA METODOLOGIA (LÍNGUA PORTUGUESA)

Que metodologia escolher? Como relacionar a metodologia aos objetivos?

Profª. Drª. Leilane Ramos da Silva e Prof. Dr. Sandro Marcio Drumond Alves Marengo

QUINTA-FEIRA – 07/11

MANHÃ  – SALA 01 POLO DE GESTÃO

9hMesa-redonda: Profletras: antes e depois. O que mudou?

Participação de egressos do Profletras/UFS – São Cristóvão

Notícia cadastrada em: 04/11/2019 10:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf