Banca de DEFESA: JILCICLEIDE AUGUSTA PAES

DISCENTE: JILCICLEIDE AUGUSTA PAES
DATA: 16/12/2019
LOCAL: a definir
TÍTULO: Desenvolvimento de objeto pedagógico para o ensino produtivo de gramática: a Balança das Relações Sociais
PALAVRAS-CHAVES: Objeto pedagógico. Gramática. Pronomes. Metodologias Ativas.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Sociolingüística e Dialetologia

Os estudos sociolinguísticos evidenciam que a língua é heterogênea e sujeita a variações, com o tempo, espaço e perfil social. Por conta destas variações, emerge o preconceito linguístico, que colabora para a exclusão social. Cabe à escola a tarefa de reconhecer o registro linguístico em uso em uma comunidade, respeitando a diversidade, sem incorrer em preconceito linguístico. Um exemplo desta diversidade é a variação nos pronomes pessoais de segunda pessoa, com as variantes “tu/você”. Observando o paradigma pronominal do português brasileiro, consoante os estudos descritivos baseados no uso e a tradição da gramática normativa, constatamos que os pronomes “tu” e “você” não são adequadamente retratados na nos materiais didáticos de língua portuguesa, não sendo explicitado o caráter de pronome pessoal de “você” e a variação na concordância verbal com o pronome “tu”. A partir da perspectiva da sociolinguística variacionista, à luz dos conhecimentos adquiridos no PROFLETRAS, buscamos contribuir para o ensino de gramática e novas maneiras de abordagem da variação na segunda pessoa dos pronomes pessoais do português, na turma do 7º ano A da Escola Estadual Jacintho de Figueiredo Martins, em Aracaju/SE, considerando aspectos morfossintáticos e pragmáticos. Alicerçados na pesquisa observacional descritiva e nos pressupostos metodológicos da teoria da Variação Linguística, inicialmente realizamos um estudo sobre a percepção dos estudantes acerca da variação nos pronomes pessoais de segunda pessoa, com base em situações de fala e escrita, considerando aspectos sociais e pragmáticos. A partir de um instrumento de coleta de dados para verificar a adequação de escolhas pronominais, e de entrevistas individuais realizadas com os estudantes, desenvolvimento o protótipo de um recurso didático-pedagógico, juntamente com um manual de uso para o professor, para suporte ao ensino de pronomes pessoais, considerando a variação “tu/você” e a semântica do poder e da solidariedade presente no emprego dos pronomes.

Interno - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA
Interno - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Interno - 1490267 - SANDRO MARCIO DRUMOND ALVES MARENGO
Externo à Instituição - SILVIA RODRIGUES VIEIRA