Banca de QUALIFICAÇÃO: ALBANEY DIAS DE SANTANA

DISCENTE: ALBANEY DIAS DE SANTANA
DATA: 26/02/2019
LOCAL: Didática 6, Sala 10
TÍTULO: ENSINO LÉXICO–SEMÂNTICO DE VERBO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (FUNDAMENTAL II): UM PROSPECTO DIVERTIDO COM GAMES E LITERATURA
PALAVRAS-CHAVES: Língua Portuguesa. Ensino de língua. Gramática. Semântica. Games.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

O presente trabalho intitulado “O Ensino Léxico-Semântico de Verbos na Educação Básica (Fundamental II): um prospecto divertido com Games e Literatura" tem como objetivo geral construir uma interface para jogo digital Venha Ver o Pôr-do-Sol para ser explorado, em sala de aula, na disciplina de Língua Portuguesa. Nosso foco está centrado nas atividades com a classe gramatical dos verbos, destacando o processo semântico da sinonímia e antonímia. O trabalho com as novas tecnologias altera significativamente as práticas sociais, principalmente, no que tange à educação, no modo de ensinar e aprender. Pensar que as atividades escolares ocorrem somente dentro das salas de aula não condiz mais com a conjuntura contemporânea. O jogo digital – games – transpassa os muros da escola, constitui-se como um “vai e vem” entre o ciberespaço e o mundo real, uma ferramenta importante para que a relação professor mediador, aprendiz e saber sejam inter-relacionadas sob o olhar do desenvolvimento das habilidades cognitivas (planejamento, inferência, atenção, entre outros), sociais (comunicação assertividade, resolução de conflitos interpessoais, entre outros) e motoras (GEE, 2003). Partimos do conto Venha Ver o Pôr-do-sol, de Lygia Fagundes Telles e, fazendo as devidas adaptações, o converteremos em um modelo multimodal, em que os signos linguísticos são trabalhados expressivamente na relação significante (imagem acústica, cadeia de sons - forma) e significado (plano do conteúdo), no processo da multissemiose, sob os preceitos da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) e das diretrizes educacionais do Estado de Sergipe – para o ensino fundamental II. A amostra populacional está centrada em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública da rede municipal do município de Lagarto/SE. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, que permite o planejamento e a produção de um objeto de aprendizagem – jogo. Contamos com os postulados de Antunes (2010, 2012), Bagno (2014), Bechara (2015), Cançado (2018), Castilho (2012), Dolz e Schneuwly (2004), Ferrarezi (2008), Gee (2003), Gotlib (2003), Ilari e Geraldi (2001), , Kenski (2012), Neves (2011), Rojo (2012 e 2013), Travaglia (2006) entre outros. Nossa expectativa é a de que possamos ao final do estudo mostrar como os jogos online dinamizam a exploração de sinônimos e antônimos em sala de aula, dando aos alunos a oportunidade de interagir com o jogo e seus jogadores, favorecendo a sua formação e educação linguística.

Presidente - 1490267 - SANDRO MARCIO DRUMOND ALVES MARENGO
Interno - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Externo à Instituição - PATRÍCIO NUNES BARREIROS

Notícia cadastrada em: 19/02/2019 16:50