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Banca de QUALIFICAÇÃO: ERISVALDO SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERISVALDO SILVA SANTOS
DATA: 18/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Didática 6, sala 10
TÍTULO: COESÃO REFERENCIAL POR SUBSTITUIÇÃO LEXICAL SINONÍMICA NA PRODUÇÃO ESCRITA DE FANFICTIONS: UMA PROPOSTA INTERVENCIONISTA DE ENSINO
PALAVRAS-CHAVES: Produção Escrita. Coesão Referencial. Substituição Lexical Sinonímica. Multiletramentos. Fanfiction.
PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:

O ato de escrever, definido por sua natureza processual e colaborativa, oportuniza, enquanto prática social, o protagonismo discente através de situações de letramentos existentes, ou seja, ser competente na escrita possibilita a efetiva participação social. Nesse sentido, a escrita é um processo que se caracteriza num movimento de construção de sentidos, habilidades e capacidades linguísticas que englobam a tríade planejamento-produção-revisão, sob uma perspectiva significativa e contextualizada da aprendizagem. Desse modo, este projeto de pesquisa-ação tem como foco promover melhorias no processo de produção de texto de uma parcela dos alunos da educação básica brasileira e busca responder ao seguinte questionamento: Quais estratégias de ensino podem colaborar para reduzir a repetição de itens lexicais na produção escrita dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II do CEAB, em Muribeca-SE, estabelecendo a coesa relação de sentidos no texto? Diante dessa problemática, objetiva-se identificar e analisar as dificuldades que os alunos apresentam quanto ao uso da substituição lexical sinonímica e apresentar uma proposta de intervenção que contribua para o desenvolvimento da habilidade de organização coesiva do texto, além de proporcionar o letramento digital, através dos recursos multimodais da escrita colaborativa no ciberespaço, possibilitando a eficácia no processo de escrita como ferramenta de protagonismo e inserção social. No presente estudo, considera-se o texto como o lugar de interação entre os sujeitos e de construção interacional de sentidos, numa perspectiva sociocognitivo-interacionista da língua. Ademais, este estudo fundamenta-se nos pressupostos teóricos dos documentos norteadores da educação brasileira, como os PCN (1997) e a BNCC (2018); da Linguística Textual, com Koch (1999; 2009; 2015), Koch e Elias (2011; 2015; 2017), Fávero (2002) e Marcuschi (2004; 2008; 2012), no que se refere à coesão referencial, textualidade e produção de texto; da Projeção Social da Escrita, com Coulmas (2014), que evidencia o papel e as contribuições da escrita na sociedade, e dos Letramentos Sociais, com Street (2014), que conceitua o letramento como prática social e retrata as políticas relativas ao tratamento da leitura e da escrita; da Lexicologia, com Antunes (2005; 2009; 2012), que valida a função coesiva do léxico na construção do texto, bem como noções básicas sobre a propriedade textual da coesão e coerência; dos Letramentos Múltiplos, com Rojo (2012; 2013), que discute sobre a necessidade de a escola encontrar o seu lugar no ciberespaço e promover os multiletramentos em gêneros multissemióticos; e sobre o estudo da fanfiction, com Vargas (2015), que evidencia a prática de letramento chamada fanfiction, a transposição espontânea das formas tradicionais de criação e recepção textuais para as novas tecnologias e a autonomia dos jovens na seleção e publicação de textos ficcionais de seu interesse em meio eletrônico. Metodologicamente, em um primeiro momento, realizou-se a aplicação de uma atividade diagnóstica, como etapa prévia para a elaboração do pré-teste, constituído com questões abertas e fechadas. Os resultados parciais indicam que os estudantes têm dificuldade em empregar adequadamente os mecanismos de coesão referencial, configurando um texto ausente de elementos que colaboram para a progressão do sentido, principalmente no que se refere ao uso da substituição lexical sinonímica. Como proposta intervencionista de ensino, propõe-se a criação de um Caderno Pedagógico, pautado no trabalho com o gênero textual fanfiction e na apresentação de uma sequência didática, baseada na proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que englobe leitura e produção textual, explorando significativamente a seleção e a ampliação vocabular dos alunos. Este trabalho mostra-se relevante na medida em que contribui para o avanço das investigações sobre o texto escrito, centradas especialmente na educação básica, além de se configurar como subsídio para prática pedagógica de professores de língua portuguesa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2159861 - RENATA FERREIRA COSTA BONIFÁCIO
Interno - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Externo à Instituição - ANTONIETA BURITI DE SOUZA HOSOKAWA

Notícia cadastrada em: 05/02/2019 13:17
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