Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTO LOPES DOS SANTOS

DISCENTE: ROBERTO LOPES DOS SANTOS
DATA: 19/02/2019
LOCAL: A definir
TÍTULO: INTERTEXTUALIDADE E LETRAMENTO: A LEITURA E A INTERPRETAÇÃO DOS ELEMENTOS INTERTEXTUAIS DO GÊNERO MULTIMODAL MEME COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM LEITOR COMPETENTE
PALAVRAS-CHAVES: Meme. Intertextualidade. Letramento. Letramento Digital. Multiletramento.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

O presente trabalho tem como objetivo promover o desenvolvimento da competência leitora dos alunos do 8° ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Professor Antônio Fontes Freitas, situado no município de Nossa Senhora do Socorro-SE, a partir da intertextualidade presente no gênero multimodal meme, contribuindo para a prática dos letramentos, letramento linguístico e letramento digital. Observou-se, através de um teste diagnóstico, que os alunos da turma referida apresentam um baixo nível de competência leitora e de percepção interpretativa para inferir sobre a intertextualidade presente nos textos lidos. Diante da inata aptidão dos alunos em utilizar a internet para diversos fins, como, por exemplo, socializar-se e buscar informações, definimos o gênero digital meme, gênero esse muito apreciado entre os jovens, como o gênero textual a ser trabalhado com os discentes. Para o tratamento da problemática foi desenvolvida uma Sequência Didática, a partir da sugestão de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Este modelo de SD está dividida em quatro fases: Apresentação da situação; Primeira produção; Desenvolvimento dos módulos e das oficinas e Produção final. A aplicação desta sequência proporcionará ao aluno a possibilidade de aprender e discutir as situações que envolvem a tessitura do gênero digital meme; através dos aspectos da multimodalidade e da intertextualidade existentes no gênero. Espera-se, como resultado final, que os discentes tornem-se leitores competentes e ávidos pela leitura dentro e fora da escola. A pesquisa aqui desenvolvida terá seu referencial teórico embasado por autores como Dionísio (2007 – 2011), Marcuschi (2005), Rojo (2009), Prensky (2001), Menezes e Santos, 2017, Rodrigues (2012), Sampaio e Leite (1999), Santos, Beato e Aragão (2012), Gomes (2010), Soares (2003), Chartier (1998), Kleiman (2007) e Boton (1998), Tapscott (1999), Kisteva ( 1974), Bakhtin (2000), Koch (2004 - 2008), Recuero (2010) Castro e Cardoso (2015), Gil (2007), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004).

Presidente - 2159861 - RENATA FERREIRA COSTA BONIFÁCIO
Interno - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA