Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIANA SILVA SANTOS
DATA: 22/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO DA POSGRAP
TÍTULO: O EFEITO DE HUMOR NA CONSTRUÇÃO DE PIADAS COM TEOR RACISTA - UM CAMINHO PARA A COMPREENSÃO?
PALAVRAS-CHAVES: Compreensão textual. Efeito de humor. Gênero piada. Processo de ensino-aprendizagem.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:
Sabe-se que trabalhar o ensino da língua é um grande desafio para os professores da área, pois há, entre outras questões, registros de fracasso quanto ao desenvolvimento das práticas de leitura e de escrita, habilidades tão fundamentais à proficiência na língua, apresentadas pelos discentes nos diferentes níveis de aprendizagem. Os resultados de exames como PISA e SAEB confirmam tal cenário. A par de um teste empírico realizado em uma turma de 7º ano do ensino fundamental da rede estadual, no município de Feira Nova/SE, constatou-se que os estudantes sentiam dificuldade de identificar o efeito de humor em textos que lhes foram apresentados. Dada a importância dessa habilidade para o universo social, este estudo buscou verificar, a partir da aplicação do Caderno Pedagógico intitulado “Cartas do humor”,“ O efeito de humor na construção de piadas com teor racista – um caminho para a compreensão textual?”, como a identificação dos elementos responsáveis pela construção do efeito de humor, no gênero piada, funcionaria enquanto um exercício para a compreensão textual. Para tanto, adotou-se a perspectiva de que a língua é um meio de interação sociocultural, devendo o processo de ensino-aprendizagem ser feito a partir do texto, com ênfase na compreensão e na produção textuais. Ganharam destaque os trabalhos de Muniz (2004) e Possenti (1998), quanto à concepção da piada enquanto gênero textual; os estudos de Possenti (1998), Raskin (1987) e Travaglia (1990) sobre processamento do humor de um ponto de vista linguístico; a perspectiva processual de escrita destacada em Passareli (2012); a prática de ensino voltada para a compreensão textual apresentada por Mascuschi (2008). Metodologicamente, o Caderno fora estruturado em cinco etapas: i) reflexão sobre o preconceito etnorracial, bem como sobre a importância do processo de produção, recepção e circulação de textos de humor – a piada; ii) apresentação do gênero piada, a par da identificação dos elementos linguísticos que a definem como pertencente à sequência narrativa; iii) identificação de estratégias utilizadas para a construção do efeito de humor no gênero piada; iv) contação de piadas, com foco na produção de notas explicativas e na compreensão de texto; e v) exibição de uma atividade lúdica, construída com os textos produzidos pelos alunos na etapa anterior. A análise dessa aplicação mostrou resultados positivos, na medida em que conseguiu envolver os estudantes em práticas interativas de desenvolvimento da leitura e da escrita, habilidades fundamentais à proficiência na língua, a partir de uma reflexão quanto a aspectos de natureza sociohistórica e cultural ligados a um gênero pouco trabalhado em sala de aula. Por extensão, pôde-se constatar que a identificação do efeito de humor serviu como ferramenta propulsora para a compreensão, vista aqui como uma forma de produção textual. Nesse sentido, a reflexão crítica e o desenvolvimento de habilidades específicas do ensino de Língua Portuguesa, atrelados ao valor social, contribuíram para fomentar a formação cidadã dos alunos, vez que se debruçaram a não apenas pensar sobre um tema, ou sobre um gênero, mas em buscar compreender os mecanismos que um usuário da língua pode validar para produzir sentido(s) em seus respectivos textos.