Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEDIA MARIA DOS SANTOS
DATA: 19/02/2019
HORA: 16:30
LOCAL: Didática 6 - sala 12
TÍTULO: FUNÇÕES DA DESCRIÇÃO NA NARRAÇÃO: APRENDENDO E ENSINANDO A
LER UM ROMANCE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino/Aprendizagem de literatura. Leitura do texto literário. Romance.
Descrição. Atividades lúdicas.
PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:
Este trabalho tem o objetivo propor a elaboração de um jogo como ferramenta pedagógica, em que os estudantes reconheçam as funções da descrição de personagens, lugares, fenômenos e objetos no texto narrativo, por meio da leitura do romance O tesouro de Jaboatão: história e fantasia (SANTOS, 1955) por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Josino Menezes, em Japoatã, Sergipe. Para a realização da pesquisa, do tipo qualitativo, o conhecimento acerca da leitura de textos literários foi fundamentado teoricamente em Cosson (2006) e Candido (1995, 2006). Quanto ao estudo do gênero romance, teve como teórico Moisés (2003). A teoria literária sobre descrição foi embasada em Lukács (1965) e Garcia (1967). Para o estudo da descrição, o arcabouço teórico da pesquisa se baseia nos estudos de Marquesi (2004) e Neis (1987), ambos pautados nas concepções de Adam, Hamon e Adam & Petitjean. Tendo em vista que o adjetivo é um elemento léxico-gramatical e semântico-discurso recorrente nas descrições utilizamos também os estudos de Maher (1987) e Gonçalves-Segundo (2017). Esperamos que com a aplicação do projeto de intervenção, cuja ferramenta será o jogo, os estudantes reconheçam a descrição e suas funções tanto na leitura do romance quanto na leitura e na produção de outros textos.