Banca de QUALIFICAÇÃO: NADIJA SANTOS MONTE

DISCENTE: NADIJA SANTOS MONTE
DATA: 21/02/2019
LOCAL: sala 10 - Didática 6
TÍTULO: A ARTICULAÇÃO DA CONTRA-ARGUMENTAÇÃO NA LEITURA DE GÊNEROS JORNALÍSTICOS DE SERGIPE: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Contra-argumentação; Leitura; Processo de ensino-aprendizagem; Gêneros jornalísticos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Ao considerar os estudos que permeiam o campo da argumentação e as necessidades evidentes nas práticas sociointerativas diárias, observa-se que os argumentos e os contra-argumentos ganham grande relevância, por isso podem ser integrados às aulas de Língua Portuguesa de uma escola estadual de Neópolis-SE. Como a observação das práticas escolares apontam haver dificuldades por parte dos estudantes para perceber a organização do processo argumentativo, este trabalho visa buscar meios para colaborar com o planejamento de atividades que favoreçam a identificação da contra-argumentação na leitura de gêneros jornalísticos por estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, esta pesquisa investiga a articulação da contra-argumentação, proporcionada pela leitura orientada de exemplares de gêneros variados, em circulação em veículos de comunicação de Sergipe, procurando estabelecer quais são as etapas necessárias para a identificação dos recursos linguístico-discursivos implicados nesse processo por parte dos discentes. Para o alcance desse propósito, a pesquisa intenciona selecionar situações sociointerativas que envolvam os estudantes em um contexto propício para a percepção do papel de cada interlocutor implicado em diálogos decorrentes da análise de uma questão argumentativa. Como esta pesquisa assume a perspectiva dialogal de Plantin, com base no estudo de diferentes textos, está sendo proposto um Módulo Didático que intenta promover situações de leitura de exemplares de gêneros jornalísticos para que os estudantes identifiquem as relações entre a argumentação e a contra-argumentação a partir de uma questão argumentativa. Espera-se, como resultado, que os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, com práticas de leitura de textos jornalísticos, percebam como os papéis de atuação impactam as possibilidades de articulação da contra-argumentação, a importância dos operadores argumentativos nesse movimento interacional e de que maneira o processo argumentativo se faz presente em diferentes gêneros discursivos. Com isso, objetiva-se colaborar com a formação de sujeitos críticos e participantes ativos em variadas situações comunicativas dentro e fora da escola.

Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Interno - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA
Externo à Instituição - MARIA DE FÁTIMA ALMEIDA

Notícia cadastrada em: 24/01/2019 15:13