Banca de DEFESA: MARCIA OLIVEIRA MOURA

DISCENTE: MARCIA OLIVEIRA MOURA
DATA: 21/02/2019
LOCAL: sala 10 - Didática 6
TÍTULO: EMPODERAMENTO FEMININO: PROPOSTA DE TRABALHO PARA CONSTRUÇÃO DE PONTOS DE VISTA POR ESTUDANTES DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação. Empoderamento Feminino. Ponto de Vista.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Esta pesquisa-ação, realizada em um colégio no município de Japaratuba/SE, está voltada à melhoria da prática docente no que se refere ao trabalho, em sala de aula, sobre os recursos necessários para a articulação de ideias e para a elaboração de ponto de vista consistente sobre o empoderamento feminino. O objetivo geral é colaborar com a formação de professores voltada ao trabalho com a elaboração de pontos de vista a partir de diferentes gêneros discursivos que tematizam o empoderamento feminino. Metodologicamente, foram seguidas as seguintes etapas: 1.pesquisa bibliográfica e organização de um pré-teste com a intenção de estabelecer encaminhamentos para a pesquisa; 2.elaboração de uma sequência de atividades, que pode ser resumida da seguinte maneira: a partir de uma sondagem, que consistiu na produção de um vídeo de um minuto cuja temática foi o cotidiano de uma adolescente, foram organizadas seis atividades sequenciais (direcionadas ao estudo dos operadores argumentativos em textos, à identificação de diferentes gêneros discursivos, à construção de pontos de vista, à análise de vídeos, visando à produção de um roteiro de vídeo e à socialização de diferentes pontos de vista por meio de mesas temáticas). Após a análise dos resultados, como produto final deste Mestrado Profissional, optou-se pela produção de um vídeo destinado a servir de apoio ao trabalho dos professores em uma perspectiva de formação continuada. Os dados reunidos no pré-teste foram analisados a partir das ideias dos seguintes autores: Foucault (1995) para discutir as relações de poder na sociedade; Carvalho (2011), Spivak (2010), Muniz (2017) e Bandeira (2017) para definições de empoderamento feminino e subalternidade. Para tratar da produção da argumentação foram utilizadas as ideias de Meyer (1982; 1991), Barroso (2007), Magalhães (2013) e Koch (2017). E para a definição de ponto de vista e suas relações com aspectos linguísticos foram utilizados os postulados de Rabatel (2016). Os resultados apontam que houve ampliação no uso dos operadores argumentativos e dos recursos de argumentação pelos estudantes de nono ano do ensino fundamental, consequentemente, alcançaram maior consistência na elaboração de pontos de vista ao refletir, em conjunto, sobre discursos e comportamentos que constroem as relações em sociedade. A realização desta pesquisa possibilitou aos estudantes compreender e questionar os discursos que lhes cercam para, deste modo, tomarem atitudes transformadoras no que se refere ao respeito a homens e mulheres.

Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Interno - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Externo ao Programa - 1575568 - JOSE MARIO ALELUIA OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 24/01/2019 15:12