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Banca de DEFESA: FABIANA SANTOS DE SOUSA MATOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANA SANTOS DE SOUSA MATOS
DATA: 25/06/2018
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO DE GEOGRAFIA
TÍTULO: NARRATIVAS DE VIDA EM STOP MOTION – UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Produção textual. Escrita como processo. Processo de ensino-aprendizagem de línguas. Multissemioses.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:

Este trabalho objetiva investigar a produtividade de práticas de linguagem que permitam promover o estudo de recursos linguístico-discursivos na produção de narrativas que promovem o resgate dos usos sociais da linguagem em uma turma de 8º ano do ensino fundamental da rede estadual, no município de Salgado/SE. Com base em um diagnóstico realizado no início do ano letivo, identificamos que os estudantes em atividades de produção textual que consideravam fatos vividos em família apresentavam dificuldades para construir um texto narrativo, pois não conseguiam construir a ação complicadora nem um desfecho adequado às ações propostas. Desse modo, introduziam um acontecimento discursivo, mas não conseguiam narrá-lo. Ao tomar por base o caráter dialético da linguagem, segundo BAKHTHIN, 2006 [1929], e a necessidade de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo para os estudantes, o que tem sido favorecido pelo desenvolvimento dos multiletramentos na escola (ROJO, 2012), definimos organizar atividades didáticas direcionadas à produção de animações em stop motion, produzidas a partir do reconto de histórias vivenciadas por pessoas mais velhas da cidade – com a finalidade de dar voz a essas pessoas e proporcionar o intercâmbio de experiências de vida para o contexto escolar. As narrativas construídas serviram de base para produções dos curtas-metragens em sala de aula, e o processo de ensino-aprendizagem proporcionou a organização de um Caderno Pedagógico que possibilitará relações dialógicas com outros professores de educação básica. Em síntese, a metodologia se organizou em quatro etapas: na primeira, ocorreu a sondagem das capacidades dos estudantes, a partir de uma produção inicial de narrativas de vida em sala de aula, com atenção para os de membros da comunidade Salgadense; na segunda, a produção dos textos que permitiram o registro das histórias contadas, as quais serviram de base para a produção dos roteiros dos curtas; a terceira incluiu a adaptação do texto para a linguagem cinematográfica e, por fim, os estudantes participaram de oficinas para aprender a lidar com a ferramenta stop motion e , em grupos, produziram animações que foram partilhadas com todos os envolvidos no projeto. Ao final, observamos ser possível envolver os estudantes em práticas de linguagem que ultrapassem os limites da escola, desenvolver atividades de escrita com função social, histórica e cultural e, ainda, favorecer práticas de multiletramentos, por meio de tecnologias que permitam conectar os conteúdos curriculares às situações de vida em sociedade. Entendemos que a relevância deste estudo está associada à opção por partir de textos orais, coletados em momentos informais, para a produção de textos multissemióticos, o que também possibilita a valorização de todos os envolvidos neste projeto de pesquisa e da comunidade escolar


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Interno - 2251636 - ALEXANDRE DE MELO ANDRADE
Externo à Instituição - EDUARDO LOPES PIRIS

Notícia cadastrada em: 06/06/2018 11:49
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