Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CRISTINA FONTES DA CRUZ

DISCENTE: MARIA CRISTINA FONTES DA CRUZ
DATA: 21/02/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DE GEOGRAFIA
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO - AS INFERÊNCIAS NO CONTO MISSA DO GALO DE MACHADO DE ASSIS
PALAVRAS-CHAVES: Leitura, Inferência, Missa do galo
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

A leitura deveria naturalmente implicar no processo de compreensão e produção de inferências e não apenas na estagnação da decodificação. Marcuschi (1985) define a inferência como uma operação cognitiva proporcionadora de novos sentidos a partir de outros já alcançados. Isto posto, resta um problema a ser resolvido: descobrir quais práticas pedagógicas contribuem efetivamente para auxiliar os discentes na construção de inferências no texto literário. O objetivo deste trabalho é produzir um caderno de orientações pedagógicas cuja função será auxiliar o docente no trabalho de ampliar a capacidade de inferências textuais com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Através da leitura do conto Missa do galo de Machado de Assis, pretendemos colaborar com o professor no sentido de aprimorar em seus alunos habilidades de inferenciação e compreensão leitora, assim como esperamos que este trabalho contribua na melhoria do rendimento dos estudantes nas diferentes disciplinas escolares e na construção da formação escolar como um todo. Este trabalho é relevante, porque está em consonância com o previsto no Referencial Curricular do oitavo ano do Ensino Fundamental correspondente à disciplina Língua Portuguesa e dessa forma, ajudará a preparar os alunos para a prova Brasil, já que essa prova funciona como mecanismo de avaliação dos anos finais do Ensino Fundamental. Nessa pesquisa, utilizaremos o conceito de pesquisa-ação de Tripp (2005), a ideia de leitura de Kleiman (2002), letramento literário de Cosson (2014), metacognição de Leffa (1996). O resultado esperado dessa pesquisa é aprimorar a habilidade de leitura dos alunos envolvidos no projeto.

Presidente - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA
Interno - 1281971 - ALBERTO ROIPHE BRUNO