A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO DOMINGOS FREIRE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO DOMINGOS FREIRE
DATA: 19/02/2018
HORA: 16:00
LOCAL: DEPARTAMENTAL II (AUDITÓRIO DE GEOGRAFIA)
TÍTULO: TIRA CÔMICA: A INFERÊNCIA ENTRE TEXTO E LEITOR
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Tira cômica. Compreensão. Inferência.
PÁGINAS: 25
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:

Diante dos avanços tecnológicos, impostos por uma sociedade contemporânea, determina-se uma diversificada abordagem educacional com a leitura. O texto abriga igualmente outras fontes semióticas de significação além da tradicional aceitação do signo verbal. O leitor, parte essencial na produção de sentido, ativa diferentes conhecimentos adquiridos ao longo de sua trajetória pessoal e escolar ao se deparar com o texto. O presente trabalho considera as dificuldades de leitura inferencial com as tiras cômicas de alunos do 8º ano do ensino fundamental II da Escola Estadual Jorge Amado em Nossa Senhora do Socorro, Sergipe. Objetiva-se produzir um caderno pedagógico, que promova o desenvolvimento de habilidades inferenciais, indicadas pela Avaliação Nacional do Rendimento Escolar ou Prova Brasil, através de estratégias de leitura. Para tanto, procede-se o ensino em sequência didática de acordo com DOLZ et al. (2004), que favoreça a superação do problema encontrado e reflita as sugestões do livro didático. Esta proposta tem como base teórica os estudos de DIONÍSIO (2005), KOCH (2011), MARCUSCHI (2008), LEFFA (1999), SOLÉ (1998), entre outros. Desse modo, este documento ganha relevância tanto pela personalização em atender uma demanda específica e replicável a outros contextos quanto em promover a formação continuada docente capaz de refletir sobre o papel educacional e a postura do professor frente aos recursos didáticos disponíveis.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Interno - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Externo à Instituição - VALÉRIA VIANA SOUSA

Notícia cadastrada em: 19/02/2018 11:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf