Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA MENDONCA MOURA

DATA: 21/02/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DA DIDÁTICA II
TÍTULO: A (RES)SIGNIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO ESCRITA ATRAVÉS DO RELATO PESSOAL
PALAVRAS-CHAVES: Escrita. Ressignificação. Relato pessoal. Habilidades socioemocionais.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

A presente pesquisa analisará as produções textuais de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede pública estadual de Nossa Senhora de Socorro – SE, devido aos altos índices de insucessos nesta série, os quais são detectados em diversos exames, que buscam estratégias para a “melhoria da qualidade do ensino”, há mais de três décadas. Este trabalho buscará estratégias para ressignificar a produção escrita na escola pública, a fim de fomentar o letramento forte, combater o ciclo de fracassos, fortalecer a autoestima, construir identidades fortes e proporcionar o empoderamento, desenvolvendo, dessa forma, as habilidades socioemocionais dos discentes. Pautada nos moldes da pesquisa qualitativa, desenvolver-se-á uma pesquisa-ação por meio de uma sequência didática, desenvolvida em seis etapas, tendo o gênero relato pessoal como instrumento de coleta de dados e intervenção. O aporte teórico desse estudo foi norteado a partir da concepção sócio-histórica e dialógica proposta por Bakhtin (2003) em consonância com o interacionismo sociodiscursivo de Bronckart (1999) a Dolz e Schneuwly (2004) acerca da sequência didática; Rojo (2009), Soares (2010) e Kleiman (2000) como aporte para as teorias de letramento; Marcuschi (2003) para tratar dos gêneros textuais; Leffa (1996), Solé (1998) e Oliveira (2010) para tratar dos aspectos da leitura e da escrita; Passarelli (2012), Geraldi (1997), entre outros. Para fins didáticos, o trabalho está disposto em fundamentação teórica: que abordará a questão do ciclo do fracasso escolar e os conceitos de letramentos; a competência escrita; os gêneros textuais, focando no relato pessoal; além de memória, subjetividade e ressignificação. Espera-se que partindo de experiências pessoais, o aluno possa estabelecer relações entre sua história de vida e a história da sociedade. Tal processo permite ao aluno ampliar a compreensão de sua inserção no mundo. E através da escuta acolhedora dos relatos pessoais, da ressignificação da produção textual, quer seja, inicialmente, pelo relato oral das experiências vividas e, em seguida, por meio do desabafo através da escrita, que o aluno possa refletir sobre seu lugar no mundo e fortaleça sua autoestima e sua identidade. Em outra perspectiva, espera-se, através deste trabalho, contribuir para o enriquecimento das práticas profissionais e, consequentemente, para o empoderamento docente.

Interno - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Interno - 1281971 - ALBERTO ROIPHE BRUNO
Externo à Instituição - MARCELA MOURA TORRES PAIM

Notícia cadastrada em: 29/01/2018 16:42