Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIAN SANTOS MORGADO DIAS

DISCENTE: LILIAN SANTOS MORGADO DIAS
DATA: 27/02/2018
LOCAL: DEPARTAMENTAL II (AUDITÓRIO DE PSICOLOGIA)
TÍTULO: LEITURA / ESCRITA: PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM ESPAÇOS VIRTUAIS
PALAVRAS-CHAVES: Espaços virtuais, Leitua/Escrita, Multiletramentos, Intervenção Didática.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Este projeto de qualificação para o mestrado Profissional em Letras objetiva apresentar proposta de intervenção didática para formação de leitores/escritores mais proficientes e críticos nos espaços virtuais de letramento, específicos para alunos do Ensino Fundamental. O embrião desta proposta foi gerado diante da recorrente constatação de que os espaços de leitura e escrita dos meus alunos eram, majoritariamente, fora da escola e dos seus livros didáticos. A pesquisa busca colaborar através da progressão dessas habilidades, concentrando suas atenções nos letramentos científico, visual, midiático, digital, dentre outros, com o intuito de depreender que letramento é uma prática que se manifesta nas mais diferentes situações, nos diferentes espaços e nas diferentes atividades de vida das pessoas. Este trabalho opta, portanto, por investigar o desempenho linguístico de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública estadual da cidade de Barra dos Coqueiros/SE, na produção e recepção de textos em espaços virtuais, a fim de se explorar a nova demanda dos gêneros digitais na relação ensino/aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa, levando em conta a sua dinamicidade, sua interatividade e sua relevância social contemporânea, a fim de propor intervenção didática para mediação dessas práticas de multiletramentos. Para que isso ocorra, este trabalho pretende explorar a utilização de recursos multimodais e hipertextuais para a produção de sentido, sob a perspectiva dos multiletramentos. Assim, se alicerçará nos estudos de Rojo (2009; 2012; 2015). Além disso, também se apoiará nos escritos de Bauman (2001; 2005), que tratam sobre a Modernidade Líquida e Identidade, respectivamente. Ademais de Bauman, este projeto se amparará nos estudos existentes acerca de Hipertextos e Gêneros digitais, organizados por Marchuschi e Xavier (2010).Foi eleita a pesquisa- ação educacional uma vez que no contexto escolar, essa metodologia pode beneficiar a prática educativa em sala de aula.

Presidente - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Interno - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA