Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS ANDRE DE SOUZA
DATA: 20/02/2018
HORA: 14:00
LOCAL: DEPARTAMENTAL II (AUDITÓRIO DE GEOGRAFIA)
TÍTULO: LEITOR-DETETIVE: JOGO DIGITAL PARA LEITURA DE ARTIGO DE OPINIÃO
PALAVRAS-CHAVES: Jogo digital; leitura; artigo de opinião; argumentação; cidadania.
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:
Este trabalho tem como objetivo apresentar o jogo digital Leitor-Detetive, uma ferramenta para a leitura de artigos de opinião, o qual visa desenvolver a leitura analítica, interpretativa e crítica de alunos do 9º ano. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e de naturezas interpretativa e intervencionista. O embasamento teórico deste objeto de aprendizagem foi construído com as lições de Huizinga (2014), Roiphe (2017), Kleiman (1993), Koch; Elias (2016), Marcuschi (2017) Leffa (1999) e Silva (1998). No jogo, estão presentes artigos de opinião com posicionamentos contrários, mas construídos a partir de um mesmo parágrafo de introdução. A interação entre aluno-jogo-aprendizagem está presente, através da multimodalidade de textos. O objeto de aprendizagem foi aplicado na Escola Estadual José de Alencar Cardoso, no 9ºA. A análise dos dados indicou melhora nos resultados de questões associadas a descritores da Matriz de Referência de Língua Portuguesa (SAEB). Inserido num conjunto de ações pedagógicas sistematizadas, Leitor-Detetive pode auxiliar no desenvolvimento da leitura de aluno do 9º ano e na formação de cidadãos preparados para o exercício das práticas sociais.