Banca de DEFESA: WESLIN DE JESUS SANTOS CASTRO

DISCENTE: WESLIN DE JESUS SANTOS CASTRO
DATA: 20/02/2018
LOCAL: DEPARTAMENTAL II (AUDITÓRIO DE GEOGRAFIA)
TÍTULO: ENSINO DA LEITURA SOB A PERSPECTIVA DISCURSIVA CRÍTICA: TRABALHANDO COM TEXTOS DE CAMPANHA COMUNITÁRIA
PALAVRAS-CHAVES: Discurso, Leitura, Letramento, Multimodalidade, Módulo Didático.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Com o aparecimento contínuo de novas tecnologias da comunicação, as práticas de linguagem se dão em um ambiente povoado de diversas semioses, que materializam em textos, denominados multimodais, os discursos que circulam socialmente. A interpretação de tais textos implica a mobilização de estratégias de leitura que possibilitem ao falante a produção de sentidos e a análise crítica. Contudo, a partir de sondagens realizadas com dois grupos de alunos do Ensino Fundamental, em duas unidades escolares distintas da rede pública de Sergipe, verificamos que essas estratégias não compunham totalmente suas competências leitoras, incidindo insatisfatoriamente em seu letramento. Sendo assim, diante da necessidade de minimizar o problema de leitura identificado, conduzimos uma intervenção pedagógica com oficinas organizadas em um Módulo Didático, aplicado com alunos do nono ano do Ensino Fundamental da E. E. J. P. C., unidade da rede estadual de ensino situada em Aracaju e na qual desenvolvemos nossa atividade docente. Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da competência leitora de interpretar textos multimodais, esta intervenção foi conduzida a partir dos aspectos metodológicos da pesquisa-ação educacional que, segundo Tripp (2005), enseja uma maior integração da produção do conhecimento teórico à análise e à reformulação da práxis diante de uma demanda de ensino e aprendizagem observada pelo professor em um dado grupo de alunos. Para a reflexão sobre o problema de leitura observado entre os estudantes do nono ano, a elaboração de nossa proposta e a discussão dos resultados feita neste relatório, tomamos como base teórica o aporte de autores como: Cassano (2003), que explana sobre a perspectiva discursiva da leitura; Kleiman (2008, 2010, 2012), que traz reflexões em torno do letramento; Lerner (2002), que analisa a situação escolar da leitura; Fairclough (2001), que trata do modelo tridimensional de análise crítica; Rojo (2012), que discute sobre os multiletramentos; Silvestre e Vieira (2015) e Dionísio (2014), que discorrem sobre os estudos de multimodalidade; Novellino (2007), que repertoria instrumentos da gramática visual de Kress e Van Leeuwen (2006 [1996]) para a interpretação de textos multimodais. A realização desta pesquisa teve como produto a versão final de um Módulo Didático destinado a professores de língua portuguesa, o qual, depois de testado e avaliado, mostrou-se suscetível de ser replicado para o trabalho com leitura no Ensino Fundamental.

Presidente - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Interno - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Externo à Instituição - MARIA DA PENHA CASADO ALVES

Notícia cadastrada em: 29/01/2018 13:43