Banca de QUALIFICAÇÃO: IDERLÂNIA COSTA SOUZA

DISCENTE: IDERLÂNIA COSTA SOUZA
DATA: 22/02/2018
LOCAL: Auditório da Posgrap
TÍTULO: TRABALHO DIVERSIFICADO PARA A CONSTRUÇÃO DE INFERÊNCIAS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Leitura; Compreensão leitora; Inferência sociocultural
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

A leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto. Assim, o leitor precisa estabelecer uma relação entre seus conhecimentos prévios (linguístico, enciclopédicos, contextuais e outros) com a informação dada pelo texto, fazendo inferências, refutações, comparações etc. Destarte, a leitura é uma prática social e cognitiva essencial para a realização de novas aprendizagens. Nesse sentido, este projeto de pesquisa-ação está voltado a responder o questionamento: Quais atividades de leitura podem colaborar para a construção de inferências que possibilitem a compreensão leitora dos estudantes do 6° ano do CEAB em Muribeca-SE? Diante desse questionamento, o objetivo geral desta pesquisa, é contribuir com as práticas docentes que estão direcionadas à construção da habilidade de fazer inferência nos estudantes de 6° ano. Diante desse desafio, a pesquisadora/professora pretende promover, por meio de atividades variadas, o desenvolvimento da habilidade de fazer inferências, especificamente, as socioculturais para que, o estudante seja capaz de compreender os sentidos dos textos lidos em sala de aula e também em outros contextos. Dentre as bases teóricas que alicerçam esse projeto, destacam-se Solé (1998), que conceitua a compreensão leitora e aborda as estratégias de leitura; Colomer e Camps (2002), que ressalta estratégias de compreensão leitora e exercícios que promovem essa compreensão; Dell’Isola (2001), que guia o entendimento das inferências socioculturais; Marcuschi (2008), com questões relativas à compreensão leitora; Bonini (2014) evidenciando quais os aspectos cognitivos que implicam na leitura. Metodologicamente, foram seguidas três etapas: a aplicação da sondagem como etapa prévia para a elaboração das etapas seguintes: aplicação de pré-teste; descrição da sequência de atividades que será dividida em dois níveis de complexidade, visto que a turma envolvida nesta pesquisa tem uma distorção série-idade, reúne estudantes de 10 a 19 anos. Como produto decorrente do Mestrado Profissional em Letras, será organizado um Módulo Didático, que reúne todas as atividades didáticas realizadas em classe. Os resultados parciais indicam os estudantes têm dificuldade em fazer inferência, mesmo a partir da leitura de textos simples que trazem temáticas que fazem parte do seu cotidiano escolar e/ou da sua realidade social.

Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Interno - 1490267 - SANDRO MARCIO DRUMOND ALVES MARENGO
Externo à Instituição - ANDRÉA DA SILVA PEREIRA

Notícia cadastrada em: 22/01/2018 17:21