Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DE LOURDES OLIVEIRA ALMEIDA

DATA: 16/03/2018
LOCAL: auditório da pósgrap
TÍTULO: ERROS ORTOGRÁFICOS: A INFLUÊNCIA DA ORALIDADE NA ESCRITA
PALAVRAS-CHAVES: língua falada- língua escrita- desvios- ortografização
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Considerando o ensino de língua materna como uma prática social capaz de promover ao sujeito falante e escrevente as competências mínimas para sua inserção na sociedade grafocêntrica , este trabalho objetiva analisar e intervir nos problemas de escrita por interferência da oralidade na produção escrita de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, estudantes de escola pública estadual da cidade de Aracaju - Sergipe. O estudo trata a transposição da fala para o texto escrito, prática que revela a fase como a mais difícil do processo de alfabetização: a ortografização, cujo domínio toma todo o Ensino Fundamental e se estende por toda vida. A análise visou diagnosticar os fenômenos que marcam os desvios de escrita mais incisivos, considerando a saliência e categorização dos erros, com a finalidade de propor a intervenção por meio de atividades estratégicas, pautadas na leitura, na escrita e na reescrita que venham a capacitar ou minimizar as dificuldades apresentadas pela ausência de familiaridade dos aprendizes com a variedade escrita da língua portuguesa, obedecendo as convenções da gramática normativa. O método de trabalho será qualitativo e dar-se-á pela categorização dos erros encontrados nas produções de textos dos discentes pelo professor-pesquisador, amparado em teorias sobre os desvios de escrita, elencadas por autores como Cagliari (2002), Marcuschi (2002,2003), Miranda (2010), Morais (2002), Rojo (2009), Soares (2003, 2016), Solé (1998) entre outros.

Presidente - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Interno - 1871691 - VANESSA GONZAGA NUNES