Banca de DEFESA: GLEICE RAYANE MACEDO SILVA

DISCENTE: GLEICE RAYANE MACEDO SILVA
DATA: 28/02/2018
LOCAL: Auditório da Posgrap
TÍTULO: RETEXTUALIZAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS ESCRITAS EM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Adequação Contextual. Retextualização. Competências Escritas. Caderno Pedagógico.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

As transformações sociais por que a sociedade passou, em decorrência da diminuição da fronteira entre o rural e o urbano ou do crescimento no uso de tecnologias, entrelaçaram muitas atividades sociais dos indivíduos à prática da escrita. As estratégias de ensino adotadas nas escolas precisaram ser revistas devido a essa dinâmica social, uma mudança que foi instigada pelo progresso dos estudos científicos na área da educação. Disso decorre que, os docentes precisam buscar novas formas de favorecer a inserção social de seus alunos por meio da adoção de diferentes estratégias de ensino no ambiente escolar. Este trabalho surge desse movimento que almeja a melhoria do desempenho de estudantes no manuseio da Língua Portuguesa. Nesse sentido, este relatório apresenta os resultados de uma intervenção realizada na turma do nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Alfredo Montes (CEAM), da Cidade de Nossa Senhora do Socorro-SE, que demonstrou demandas na produção escrita. Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, Unidade São Cristóvão, da Universidade Federal de Sergipe e foi conduzida conforme a metodologia da pesquisa-ação de Tripp (2005), tendo como foco de pesquisa a adequação contextual escrita desses alunos. O objetivo da intervenção foi o desenvolvimento de competências escritas dos discentes, por meio da retextualização que foi usada como uma estratégia para o ensino comparado entre gêneros escritos, oportunizando a produção de uma notícia a partir de um conto. Para tanto, elaboramos um Caderno de Atividades Pedagógicas para o aluno, contendo orientações ao professor, que foi atrelado a uma Sequência Didática resultante da intersecção das sequências de Cosson (2016) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), objetivando atenuar as dificuldades encontradas na mencionada turma. O Caderno e a Sequência Didática foram concebidos com base nos pressupostos teórico-metodológicos de Bronckart (2006), com o Interacionismo Sociodiscursivo, cuja concepção de texto foi adotada e que regulou o tratamento dado aos outros estudos, como os da retextualização de Dell’Isola (2007) e Marcuschi (2010); da contextualização de Koch e Elias (2015b), Baltar (2003) e Lima (2010); das estratégias de leitura de Solé (1998) e Koch e Elias (2015a); também, as sugestões para a produção escrita de Passarelli (2012); além da correção interativa de Soares (2009) e das orientações de documentos oficiais que guiam o exercício profissional de educadores, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCNLP). Os resultados mostraram que a passagem de um gênero, com predominância de sequências narrativas e descritivas, para um relato é um desafio para o estudante habituado a contar estórias e que essa prática precisa ser proporcionada com mais frequência na escola, para que a oportunidade de dominar outras linguagens seja oferecida efetivamente ao aluno. Por fim, as produções textuais dos participantes da pesquisa apresentaram diferentes níveis de adequação contextual e ao gênero, o que indica que o ensino sistematizado da retextualização é um caminho viável para levá-los a escrever de forma contextualizada.

Interno - 2251636 - ALEXANDRE DE MELO ANDRADE
Externo à Instituição - MANOEL MOURIVALDO SANTIAGO ALMEIDA
Presidente - 2159861 - RENATA FERREIRA COSTA BONIFÁCIO

Notícia cadastrada em: 18/01/2018 11:37