Banca de QUALIFICAÇÃO: ADILSON OLIVEIRA ALMEIDA

DISCENTE: ADILSON OLIVEIRA ALMEIDA
DATA: 26/02/2018
LOCAL: Auditório PRODEMA
TÍTULO: LEITURA E VIVÊNCIA DE POESIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CAMINHO RUMO AO LETRAMENTO LITERÁRIO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de poesia; letramento literário; texto poético.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

A poesia e a literatura como um todo têm sido marginalizadas e desprestigiadas nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental. Certos de que o letramento literário é essencial para que o estudante desse nível da educação básica aplique e faça bom uso de seus conhecimentos nos vários contextos sociais, e de que o trabalho com a poesia e a arte poética é bastante enriquecedor para o aluno, uma vez que, com o gênero textual da esfera literária, sobretudo a poesia, permite-se a esse aluno alcançar um substancial nível de humanização e reflexão sobre a cultura e vida humanas e sua própria história no mundo, elaboramos este projeto de intervenção pedagógica, que será aplicado na turma de 9º ano do ensino fundamental de uma unidade escolar da rede pública estadual. O objetivo deste projeto é contribuir para o letramento literário desses alunos, através da leitura de poemas e de textos que retomem a linguagem poética. A implementação desta iniciativa acadêmico-didática se dará de forma dinâmica, com leituras silenciosa, oral, expressiva e interpretativa dos corpus propostos para a pesquisa: três textos motivadores e três poemas. Para fundamentação teórica deste trabalho de pesquisa, recorremos aos autores Rildo Cosson (2014), que aborda o letramento literário e propõe sequências didáticas para o trabalho com o texto literário em sala de aula; e Neusa Sorrenti (2013), que discute a maneira como a poesia deve ser explorada na escola, apresentando também sugestões de textos poéticos para serem trabalhados com o alunado do ensino fundamental. Como outros aportes teóricos, buscamos Antonio Candido (1987); Egon Rangel (2003); Regina Zilberman (2009) e Hélder Pinheiro (2007).

Presidente - 2251636 - ALEXANDRE DE MELO ANDRADE
Interno - 1281971 - ALBERTO ROIPHE BRUNO