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Banca de DEFESA: JUSSARA DOS SANTOS MATOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUSSARA DOS SANTOS MATOS
DATA: 22/02/2018
HORA: 16:00
LOCAL: a confirmar
TÍTULO: O papel dos implícitos na construção de pontos de vista: estratégias para a participação social de estudantes de 9º ano do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Argumentatividade. Produção textual. Pressupostos. Subentendidos. Operadores argumentativos.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:

O presente trabalho tem por objetivo promover a construção de pontos de vista (PDV) entre estudantes do 9º ano do ensino fundamental, matriculados no colégio ESWF, localizado no município de Estância – Sergipe, quando se posicionam a partir de temas relacionados a acontecimentos sociais. Por ser considerada uma categoria que se situa no centro do dialogismo (RABATEL, 2005), o PDV evidencia cruzamento de perspectivas, por isso pode ser elaborado com base em diferentes recursos linguísticos, entre os quais se encontram as estratégias de construção de implícitos e o direcionamento de operadores argumentativos, que estão ligados propósitos comunicativos. Compreendido como um conceito linguístico, o PDV possibilita a expressão da subjetividade de um sujeito, por meio de posicionamentos articulados em textos, o que requer atentar para as escolhas discursivas e lexicais, para a estruturação de sentenças, para o uso de articuladores linguístico-argumentativos, para a composição de parágrafos, bem como para os mecanismos de progressão de ideias que colabora com a coerência. A intenção de colaborar com as práticas de outros professores direcionou a escolha para a elaboração de um Caderno Pedagógico no qual será encontrada a sequência de atividades voltadas à produção de PDV por estudantes de educação básica. Trata-se de uma pesquisa exploratória que reúne as produções docentes, confeccionadas com base na fundamentação teórica e nas necessidades de sala de aula, e os resultados obtidos pelos estudantes após a análise das produções realizadas em classe. Com esse conjunto de ações pedagógicas, observou-se que os estudantes tem facilidade para estabelecer relações dos textos com os contextos sociais e dificuldade para compreender e utilizar os elementos linguísticos que colaboram com a organização de um posicionamento discursivo. Isso não impede a participação discente em práticas de linguagem que visam explicitar problemas sociais, no entanto, o papel do professor é fundamental na articulação das atividades e na mediação das trocas de pontos de vista.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Interno - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA
Externo à Instituição - ANDRÉA DA SILVA PEREIRA

Notícia cadastrada em: 07/10/2017 07:53
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