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Banca de DEFESA: INGRID KELLY DE OLIVEIRA CORREIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INGRID KELLY DE OLIVEIRA CORREIA
DATA: 22/02/2018
HORA: 10:00
LOCAL: AUDITÓRIO DA POSGRAP
TÍTULO: LETRAMENTO SOCIAL E CIDADANIA: PRÁTICAS DE LEITURA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Letramento, Leitura, Cidadania.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:

Este trabalho visa à apresentação de um caderno pedagógico para professores de língua portuguesa, o qual objetiva a promoção do letramento socialutilizando-se de textos que propiciem a reflexão e o debate acerca dos discursos de cidadania e de violência presentes no espaço escolar, bem como a ampliação da competência comunicativa dos estudantes por meio da associação entre língua, texto e contexto social. As concepções teóricas aqui abordadas apoiam-se no conceito de discurso como o momento das práticas sociais, Fairclough (2008); nos estudos sobre letramento que o entendem como práticas sociais que envolvem leitura e escrita e a suas consequências para a sociedade, Street (2003,2014); Kleiman (2008); Rojo (2009), bem como nos estudos de leitura e escrita como práticas discursivas inseparáveis dos contextos em que se desenvolvem,Kleiman (2008). A elaboração do produto teve como campo de pesquisa uma unidade educacional integrante da rede pública de Sergipe, situada em um bairro periférico da capital, e como turma-alvo, o 6º ano do ensino fundamental. Esta pesquisa enquadra-se no universo da pesquisa-ação e da pesquisa-colaborativa, pois visa à autorreflexão sobre a educação e sobre as práticas sociais e o planejamento de ações que influenciem o cotidiano dentro e fora da escola como universos de letramento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Interno - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Externo à Instituição - GLÍCIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS TINOCO

Notícia cadastrada em: 07/10/2017 07:53
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