Banca de QUALIFICAÇÃO: WESLIN DE JESUS SANTOS CASTRO

DISCENTE: WESLIN DE JESUS SANTOS CASTRO
DATA: 09/03/2017
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão - Centro de Vivência
TÍTULO: ENSINO DA LEITURA SOB A PERSPECTIVA DISCURSIVA: TRABALHANDO COM O GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Discurso, leitura, letramento, multimodalidade, módulo didático.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Atualmente, as práticas de linguagem acontecem em um ambiente povoado de diversas semioses, que materializam em textos, denominados multimodais, os discursos que circulam socialmente. A interpretação de tais textos implica a mobilização de competências leitoras que possibilitem ao falante a produção de sentidos e a análise crítica. Contudo, a partir de sondagens realizadas, verificamos que essas competências não integram totalmente o perfil leitor de egressos do Ensino Fundamental da rede pública de Sergipe, fato que incide insatisfatoriamente em seu letramento. Sendo assim, este trabalho objetiva contribuir para o aprimoramento das competências leitoras dos alunos e para a minimização da lacuna identificada. Nesse sentido, propomo-nos a desenvolver uma intervenção pedagógica com atividades organizadas em um módulo didático a ser aplicado com alunos do nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Professor Paulo Freire, em Aracaju, Sergipe. Para tanto, tomaremos como base teórica o aporte de autores como Bakhtin ([1963] 2003), que apresenta os gêneros do discurso; Cassano (2003), que explana sobre a perspectiva discursiva da leitura; Kleiman (2010, 2012), que traz reflexões em torno do letramento; Lerner (2002), que analisa a situação escolar da leitura; Meurer (2014), que trata do modelo de análise de Fairclough; Rojo (2012), que discute sobre os multiletramentos; Silvestre e Vieira (2015), que repertoriam instrumentos para a interpretação de textos multimodais.

Presidente - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Interno - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO