A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JUSSARA DOS SANTOS MATOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUSSARA DOS SANTOS MATOS
DATA: 07/03/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO INTERACIONAL DE PONTOS DE VISTA POR ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação. Produção textual. Discurso. Mecanismos de textualização.
PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:

O presente trabalho tem por objetivo promover a construção de pontos de vista (PDV) entre estudantes do 9º ano do ensino fundamental, matriculados no colégio ESWF, localizado no município de Estância – Sergipe, quando se posicionam a partir de temas relacionados a acontecimentos sociais. Por ser considerada uma categoria que se situa no centro do dialogismo (RABATEL, 2005), o PDV evidencia cruzamento de perspectivas, por isso pode ser considerado a manifestação de uma responsabilidade enunciativa que possui dimensão argumentativa e está ligada a propósitos comunicativos. Compreendido como um conceito linguístico, o PDV possibilita a expressão da subjetividade de um sujeito, por meio de posicionamentos articulados em textos, o que requer atentar para as escolhas discursivas e lexicais, para a estruturação de sentenças, para o uso de articuladores linguístico-argumentativos, para a composição de parágrafos, bem como para os mecanismos de progressão de ideias que colabora com a coerência. A metodologia desta pesquisa exploratória prevê a organização de uma sequência de atividades voltadas à produção de PDV por estudantes de educação básica, a produção de um jogo intitulado “Loteria da Concordância Enunciativa” e a análise das produções dos estudantes. Com esse conjunto de ações pedagógicas, espera-se que os estudantes consigam apresentar pensamentos e juízos de valor de maneira explícita em relação ao tema Ensino Médio Integral, por meio de carta aberta cujas avaliações serão enviadas, por e-mail, ao Ministério da Educação (novoensinomedio@mec.gov.br). Como produto da pesquisa, será organizado um Caderno Pedagógico que visa partilhar o trabalho com outros professores de língua portuguesa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Interno - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA
Externo à Instituição - EDUARDO LOPES PIRIS

Notícia cadastrada em: 04/03/2017 11:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10