Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGELA MARIA DE ARAÚJO MENEZES

DISCENTE: ANGELA MARIA DE ARAÚJO MENEZES
DATA: 10/03/2017
LOCAL: PROFLETRAS - UFS CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO
TÍTULO: ATIVIDADES COM TEXTOS PUBLICITÁRIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: LEITURA, PRÁTICA SOCIAL E LETRAMENTO CRÍTICO
PALAVRAS-CHAVES: Leitura Crítica. Prática discursiva. Multimodalidade. Anúncios Publicitários. Material Didático.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

O mundo contemporâneo estabelece-se como um convite à leitura. Enxergamos o mundo atual não só através dele, mas também através das telas dos aparelhos digitais, cartazes, outdoors etc. Essa leitura rápida e que envolve múltiplas semioses, exige dos alunos uma leitura proficiente. Instrumentos diagnósticos de avaliação demonstram que em leitura, o aluno brasileiro encontra-se em situação crítica, onde em sua maioria, não conseguem ultrapassar a compreensão da superficialidade textual. Neste mesmo patamar, encontram-se os alunos da terceira etapa (8ºano), turma B, do Centro de Referência para Educação de Jovens e Adultos Prof. Severino Uchôa, colégio estadual, localizado na zona central de Aracaju (SE). Para tentar instigar os alunos para uma leitura mais aprofundada e crítica, elaboramos uma proposta de intervenção, a partir do gênero textual anúncios publicitários, que são gêneros que fazem parte do dia-a-dia dos discentes. A referida proposta será baseada no modelo tridimensional de Fairclough (1992), e os postulados da Análise do Discurso Crítica (ADC), que entende o discurso como prática linguística, discursiva e social. Nosso aporte teórico fundamenta-se em estudiosos como: Bakhtin (1952), Marcuschi (2008), Freire (2016), Kleiman (2003), Foucambert (1994), Meurer (2014), Rojo (2009, 2012), Ramalho (2011), entre outros. Valemo-nos, nesta empreitada, da metodologia etnográfica colaborativa, tendo como objeto da pesquisa a ação/reflexão/ação, numa construção dos sujeitos parceiros professor/aluno.

Presidente - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Interno - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO