A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JUSSARA DOS SANTOS MATOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUSSARA DOS SANTOS MATOS
DATA: 07/03/2017
HORA: 14:00
LOCAL: a confirmar
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO INTERACIONAL DE PONTOS DE VISTA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação. Produção textual. Mecanismos de textualização. Discurso.
PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:

O presente trabalho tem por objetivo promover a construção de pontos de vista (PDV) por estudantes do 9º ano do ensino fundamental, matriculados em uma escola pública de Sergipe, a partir de temas relacionados a acontecimentos sociais. Por ser considerada uma categoria que se situa no centro do dialogismo (RABATEL, 2005), o PDV evidencia cruzamento de perspectivas, por isso pode ser considerado a manifestação de uma responsabilidade enunciativa que possui dimensão argumentativa e está ligada a propósitos comunicativos. Quando compreendido como um conceito linguístico, o PDV possibilita a expressão da subjetividade de um sujeito, por meio de posicionamentos explícitos em textos, o que requer atentar para as escolhas lexicais, para a estruturação de sentenças, por meio de articuladores linguístico-argumentativos, para a composição de parágrafos, bem como para os mecanismos de progressão de ideias que colabora com a coerência. Quando tomado na perspectiva enunciativa, o PDV pode ser embrionário (ligado ao pensamento), representado (associado às percepções) e afirmado (em falas ou discursos) etc., conforme Rabatel (2001 e 2008). Em nossa proposta pedagógica, os estudantes terão a oportunidade de apresentar pensamentos e juízos de valor de maneira explícita, mas ainda estão sendo selecionadas as estratégias mais adequadas para isso acontecer de maneira significativa para todos os envolvidos, pois esperamos possibilitar a produção de discursos, marcados por intenções pragmáticas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Interno - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA
Externo à Instituição - EDUARDO LOPES PIRIS

Notícia cadastrada em: 05/12/2016 10:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua1.bigua1 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10