Banca de QUALIFICAÇÃO: DALILA SANTOS BISPO

DATA: 15/03/2017
LOCAL: Auditório da POSGRAP
TÍTULO: DIFICULDADES NA LEITURA E NA ESCRITA: ENTONAÇÃO E PONTUAÇÃO EM CENA
PALAVRAS-CHAVES: leitura, escrita, entonação, pontuação, fábula
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

Ancorado na ideia de que “a escola se caracteriza como um ambiente profícuo à formação de leitores e para tanto é preciso aprofundar as discussões sobre o trabalho com leitura no ambiente escolar” (SOUZA et al., 2011, p. 148), este estudo focaliza a dificuldade de leitura verificada pelo não uso da entonação adequada da oralidade e a consequente omissão ou a troca dos sinais de pontuação na escrita de alunos de uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Esperidião Monteiro, em Santo Amaro das Brotas – SE. Para tanto, privilegia o gênero literário fábula, a partir do qual são trabalhadas questões pertinentes à compreensão e à interpretação textuais, bem como aquelas que são relacionadas à gramática oral e à expressão escrita, respectivamente, a entonação na leitura oral e o uso adequado dos sinais de pontuação na escrita. Metodologicamente, propõe a confecção e a aplicação de um caderno pedagógico, com cinco textos do referido gênero, previamente escolhidos e de autores diversos, arquitetado a partir de uma sequência de atividades que envolvem a leitura oral e a prática da escrita/reescrita. Do ponto de vista conceitual, ganham destaque autores como Souza (2011), Lima e Rosa (2012), Yokomiso (2016) e outros, os quais têm se dedicado ao estudo do gênero em questão a partir do trabalho com sequências didáticas.

Presidente - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA
Interno - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Externo à Instituição - VALÉRIA VIANA SOUZA

Notícia cadastrada em: 05/12/2016 10:44