A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: GIL ROBSON DE OLIVEIRA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIL ROBSON DE OLIVEIRA SANTOS
DATA: 07/12/2016
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: Fórum no ambiente WhatsApp: estratégia de apropriação de uso do gênero opinião na modalidade escrita no 9º ano
PALAVRAS-CHAVES: Artigo de opinião; Letramentos; Multiletramentos; WhatsApp
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:

Este relatório tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa-ação realizada no CEJBN/SE, envolvendo o uso do aplicativo de celular para troca de mensagens instantâneas – WhatApp – como estratégia para alunos do 9ª ano do ensino fundamental desenvolverem competências para a prática da produção de texto do gênero artigo de opinião. A pesquisa baseia-se nos estudos de Köch, Boff e Marinello (2009/2014) sobre o gênero textual artigo de opinião; Dolz e Schneuwly (2004), sobre o trabalho com os gêneros textuais a partir de uma sequência sistemática de ações didáticas; Soares (2002) sobre letramentos na Cibercultura e Rojo (2015), sobre multiletramentos. A metodologia empregada é a proposta por Dozl e Schneuwly, reconhecida como Sequência Didática. A justificativa para a realização da pesquisa se dá pela necessidade de se ampliar o rol de alternativas de ações de ensino que absorva as tecnologias digitais disponíveis, tanto a favor do letramento do aluno no âmbito da cibercultura quanto e, sobretudo, do aprimoramento de sua competência na modalidade escrita. O produto final da pesquisa-ação realizada está registrado em um Caderno Pedagógico que visa socializar a experiência das ações didáticas com outros docentes de língua portuguesa do ensino fundamental.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA
Interno - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Externo à Instituição - KALINE ARAUJO MENDES DE SOUZA

Notícia cadastrada em: 30/11/2016 06:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf