Banca de DEFESA: JORGE COSTA CRUZ JUNIOR

DISCENTE: JORGE COSTA CRUZ JUNIOR
DATA: 05/12/2016
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: A web 2.0 como ferramenta para produção textual: uma proposta para o 9º ano do ensino fundamendtal
PALAVRAS-CHAVES: Texto de opinião. Web 2.0. Produção Textual.Caderno Pedagógico. Sequência didática.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

As dificuldades de leitura, compreensão e interpretação de textos são refletidas nas avaliações externas, a exemplo os resultados de exames como oProgramme for International Student Assessment - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes -PISA, no qual, em 2012, o Brasil foi posicionado em 58° lugar no ranking mundial, perfazendo um total de 410 pontos no item leitura. Levando em consideração esse panorama, o presente trabalho tem como escopo apresentar uma proposta de ensino de Língua Portuguesa que visa desenvolver a competência leitora e produtora de textos dos alunos com o uso das ferramentas da web 2.0, facebook. O locus de testagem do produto é a Escola Estadual 15 de Outubro em Aracaju, Sergipe, com alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. O Produto proposto é um Caderno Pedagógico: Caderno do Professor, contendo sequências didáticas como instrumento de ensino e de aprendizagem da Língua Portuguesa na produção textual com o gênero, texto de opinião, com temas que abranjam direitos humanos, ética, cidadania, diversidade e gênero, os quais serão direcionados pelos docentes e trabalhados em sala de aula. O estudo está embasado nas pesquisas de Buzato (2015), Dionísio et alii (2015), Soares (2003), Lorenzo (2012) e outros teóricos. Almejamos com este trabalho o estímulo à produção textual a partir do uso pedagógico da internet, contribuindo assim para que as aulas de Língua Portuguesa sejam mais dinâmicas e motivadoras com a adequação das atividades ao mundo digital.

Presidente - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA
Interno - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA
Externo à Instituição - KALINE ARAUJO MENDES DE SOUZA

Notícia cadastrada em: 22/11/2016 06:14