Banca de DEFESA: DALVA REJANE DO CARMO

DISCENTE: DALVA REJANE DO CARMO
DATA: 05/12/2016
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: A contação de histórias no processo de aprendizagem da leitura
PALAVRAS-CHAVES: Leitura, contação, literatura.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literaturas Clássicas

O presente trabalho diz respeito ao processo de contação de histórias no ensino fundamental maior. A escrita, na nossa sociedade, tem um grande valor e sobrepuja a oralidade. O presente trabalho diz respeito ao processo de contação de histórias no ensino fundamental maior. Segundo Marcuschi (2008), isso pode ser um grande equívoco, porque tanto uma quanto a outra são duas maneiras de as pessoas organizarem seus discursos e praticarem suas interações cotidianas. A fala e a escrita são duas práticas discursivas e a escola deve preparar o aluno para entendê-las e utilizá-las em momentos e contextos variados e adequados. Nesse projeto, foi proposto apresentar um romance clássico, escrito no século XIX, a alunos do 6º ano da Escola Estadual 17 de março, através do processo de contação de histórias. Por que trabalhar um clássico no ensino fundamental? Essa pesquisa justifica-se por haver necessidade de estudar um clássico no ensino fundamental. O aluno, geralmente, chega no ensino médio, nas aulas de literatura, sem esse conhecimento. Apresentar-lhes e impor a leitura de cânones da literatura seria fazer com que o estudante passasse a ter aversão a esse tipo de leitura. O objetivo do projeto é que, através da contação de histórias, o aluno tenha acesso a textos clássicos e isso venha despertar a sua curiosidade para a leitura. O hábito de leitura amplia o poder de concentração do aluno. A base teórica para efetivação da pesquisa foram: Kock (2015), Kleimam (2001), Solé (2009), Lajolo (2001), Mascuchi (2008). Todo processo foi registrado em caderno pedagógico no qual foi aplicada uma sequência didática e que servirá de subsídio para futuras intervenções. É nosso desejo que essa experiência seja multiplicada e que a formação de leitores seja a prática norteadora das aulas de Língua Portuguesa em qualquer período da vida escolar.

Presidente - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA
Interno - 1281971 - ALBERTO ROIPHE BRUNO
Externo à Instituição - KALINE ARAUJO MENDES DE SOUZA

Notícia cadastrada em: 22/11/2016 06:13