Banca de DEFESA: ANDREIA DORIA ARAGÃO

DISCENTE: ANDREIA DORIA ARAGÃO
DATA: 06/12/2016
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: Produzindo textos a partir do gênero relato pessoal
PALAVRAS-CHAVES: Motivação. Relato Pessoal. Feedback. Reescrita
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Neste trabalho desenvolvemos um estudo sobre a construção da escrita através de um processo sistematizado de atividades, pois acreditamos que é preciso reconsiderar os caminhos pelos quais o ensino da produção de textos escolares tem passado, dentre eles, o do desinteresse dos alunos pelo ato de escrever. No entanto, essa falta de interesse pode estar associada às estratégias de encaminhamento que o professor dá a essa função, ou seja, o modo como é feita a abordagem do tema pode prejudicar a ativação dos sentidos, por isso a inclusão da ludicidade é fundamental neste processo de aprendizagem. Outro fator que pode desmotivar o aluno é o método como é dado o feedback no momento da correção, pois, atitudes constrangedoras e discriminatórias podem contribuir para o desânimo na prática de escrever. Diante desse panorama, produzimos um material didático com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino de produção textual na escola. O caderno pedagógico que organizamos é fruto da aplicação de uma sequência didática estruturada à luz das sugestões da sequência instrutiva de Schneuwly e Dolz, (2013), porque nela é descrita, de maneira detalhada, a tarefa de exposição oral ou escrita para realizarmos um trabalho com gêneros textuais. Além disso, usamos um aporte teórico que sustentou as nossas proposições, a exemplo de Passarelli (2012), Geraldi (1997), Gomes-Santos (2003), Soares (2009), Marcuschi (2005), os PCNs (1998), Silva (2015), dentre outros estudos. Em relação a organização do caderno, ele se divide em três partes: introdução com a fundamentação teórica, uma seção prática, onde está contido o passo a passo para a execução das atividades, tais como: jogos, cartazes, texto motivador e outras sugestões capazes de contribuir para tornar o processo de escrita mais envolvente. Por fim, trazemos as considerações finais, com reflexões acerca da sequência aplicada. Esta pesquisa foi realizada durante oito aulas, numa turma de sexto ano do Ensino Fundamental, entre os meses de abril e maio de 2016, na Escola Municipal Doutor Lourival Batista (Graccho Cardoso/SE), onde pudemos verificar através da análise de dados que as atividades que realizamos contribuíram para um avanço em relação ao empenho dos alunos quanto a produção de textos, pois conseguimos inclusive montar um livrinho de recordações contendo os relatos pessoais deles. Assim, entendemos que o nosso produto serve como um instrumento de auxílio no trabalho com o gênero relato e que pode ser adaptado conforme as ocasiões.

Presidente - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Interno - 1264245 - GERALDA DE OLIVEIRA SANTOS LIMA
Externo à Instituição - KALINE ARAUJO MENDES DE SOUZA

Notícia cadastrada em: 22/11/2016 06:13