Banca de DEFESA: JOSÉ RAIMUNDO DOS SANTOS FILHO

DISCENTE: JOSÉ RAIMUNDO DOS SANTOS FILHO
DATA: 06/12/2016
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: Proposta de leitura interacionial do gênero conto a partir de um objeto de aprendizagem - quiz
PALAVRAS-CHAVES: Gênero textual. Compreensão leitora. Processo de Ensino e aprendizagem. Recursos multimodais.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Esta pesquisa propõe o desenvolvimento da compreensão leitora dos estudantes do 8º ano do ensino fundamental, matriculados no CEJM, em uma perspectiva de leitura interacionista, por meio da construção colaborativa de um objeto de aprendizagem (OA), com base nos estudos de Kleiman (2013) entre outros. A compreensão leitora é conceituada a partir dos estudos de Solé (1998); a concepção de gênero parte de Bakhtin (1992), mas considera principalmente as contribuições de Marcuschi (2008) e de Antunes (2003) em relação ao trabalho com os textos; a concepção do gênero conto está apoiada em Cortázar (2011) e Gotlib (1999); a discussão sobre objeto de aprendizagem tem em Araújo (2013) a principal referência; e os procedimentos adotados na pesquisa-ação empreendida segue a conceituação de Thiollent (2001). A escolha do gênero conto justifica-se pelo fato de os estudantes do CEJM, no município de Japoatã – Sergipe, já o conhecerem, mas apresentarem dificuldades de compreensão quanto à sua organização, aos elementos constitutivos, bem como em relação aos elementos contextuais que impactam a interpretação dos textos. A pesquisa foi realizada em três etapas, a saber: 1ª) diagnóstico relativo ao perfil de leitor dos estudantes e acerca das estratégias de leitura utilizadas; 2ª) estudo dos elementos constitutivos do gênero conto, por meio de uma sequência de atividades; 3ª) construção de um objeto de aprendizagem (quiz), com a colaboração dos estudantes. Diferentes instrumentos foram mobilizados para a consecução desse trabalho, questionários, relato metodológico e procedimental e tabulação de dados relativo ao desempenho dos estudantes após a realização das atividades contidas no quiz da Compreensão. Finalizada a aplicação do quiz, foi possível observar que a média de acertos foi de vinte questões, levando em conta as 28 que compõem o OA, e que nenhum estudante acertou menos de 10 questões (35% de acertos), apesar de haver diferenças em relação ao nível de dificuldade: 85,33% acertaram questões de nível 1, 70% de nível 2 e 56,66% de nível 3, podendo ser avaliado como um desempenho mediano no conjunto da turma. Quando considerado que a escola não tem superado o nível 2 dos oito propostos para a avaliação da compreensão leitora pela Prova Brasil, observa-se um avanço na compreensão leitora, mas, sobretudo, torna-se evidente a necessidade de o trabalho ter continuidade e ser intensificado gradativamente.

Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Interno - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO GOMES

Notícia cadastrada em: 22/11/2016 05:58