Banca de QUALIFICAÇÃO: VANDERLAINE CRUZ MENESES LEMOS

DISCENTE: VANDERLAINE CRUZ MENESES LEMOS
DATA: 17/12/2015
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: As práticas de ensino de leitura de fábulas: construção para a alfabetização e letramento
PALAVRAS-CHAVES: Práticas de leitura, fábulas, alfabetização e letramento.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

O presente trabalho pretende abordar o ensino de leitura do gênero fábulas de Esopo como alicerce para a aprendizagem de alunos do 3º ano do ensino fundamental menor que não se apropriariam do conhecimento da escrita e, consequentemente, da leitura, ou seja, não sabem ler. Desta forma, temos como objetivo principal investigar as estratégias pedagógicas utilizadas nas práticas de ensino de leitura para o processo de alfabetização através de leituras de três fabulas: “A menina do leite” de La Fontaine, “O menino pastor e o lobo”, uma versão para o português de Fernanda Lopes de Almeida e “O cão e a carne”, de Ruth Rocha, visando contribuir para a formação de sujeitos letrados. Para tanto, elaboraremos um Caderno Pedagógico composto por sequências didáticas para servir como instrumento de aprendizagem para o aluno e uma ferramenta de ensino de leitura para o professor. Quanto à metodologia, utilizaremos uma abordagem de natureza qualitativa pelo motivo de ser a pesquisadora também a professora da turma analisada e a pesquisa-ação como caminho para chegar aos resultados que beneficiarão os alunos.

Presidente - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA
Interno - 1281971 - ALBERTO ROIPHE BRUNO