Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCIS JACQUELINE DE MELO ROCHA
DATA: 18/12/2015
HORA: 16:00
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: Ortografia do /s/ intervocálico: uma proposta de ensino para aluno do 9º ano
PALAVRAS-CHAVES: Ortografia. Consoante fricativa /s/ intervocálica. 9º ano Ensino Fundamental.
PÁGINAS: 17
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:
Neste trabalho, apresentamos o desenvolvimento de uma proposta de ensino que aborda as dificuldades de escrita, especificamente a ortografia da consoante fricativa /s/ intervocálica no português. Esta dificuldade ortográfica tem se refletido em avaliações escolares e no desempenho profissional de alunos do 9º ano do Colégio Estadual 24 de Outubro, em Aracaju. Levando em consideração tal panorama e diante dessa realidade, a proposta do produto é um módulo didático a fim de treinar o aluno em atividades pedagógicas (ditados, treinos ortográficos, cruzadinhas) envolvendo a grafia da consoante fricativa /s/ em contexto intervocálico, a fim de contribuir para o aprimoramento de habilidades de escrita que se refletem na prática profissional, como em processos de seleção de emprego.