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Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANA SANTOS DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSANA SANTOS DE SOUZA
DATA: 18/12/2015
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: Argumentação, multimodalidade e Ideologia, em anúncios publicitários: alternativas para a formação crítica de estudantes do 9º ano do ensino fundamental.
PALAVRAS-CHAVES: Gêneros discursivos. Argumentação. Multimodalidade. Ideologia. Letramento Crítico.
PÁGINAS: 15
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Este trabalho busca analisar como o discurso publicitário contribui para a reprodução de ideologias, recorrendo a estratégias argumentativas e multimodais, para que os estudantes do 9º ano do ensino fundamental possam desenvolver competências que os auxiliem na compreensão dos artifícios persuasivos utilizados pela retórica comercial e favoreçam a assunção de posicionamentos críticos. Para tanto, os discursos dos anúncios da Coca Cola e da Cacau Show serão tomados como objeto de análise para que seja possível identificar as estratégias de manipulação social, que difundem ideias e convicções, ditando padrões e regras aos sujeitos sociais (leitor/consumidor), que são seduzidos cotidianamente, por meio da interação de diferentes modos semióticos. A metodologia aplicada é a pesquisa-ação, baseada nos estudos de Thiollent (2011), também far-se-á uso de métodos da pesquisa qualitativa para a coleta, descrição e análise de informações fornecidas pelos estudantes. Como apoio teórico-metodológico, foram selecionados para esta pesquisa: letramento crítico, fundamentado em Freire (1996); as abordagens sobre a análise crítica do discurso, propostas Fairclough (2001, 2012 [2005]); a argumentação, segundo Ferreira (2010) e Reboul (1998); multimodalidade, desenvolvida por Dionízio (2014) a partir da gramática visual, de Kress e Van Leeuwen; os gêneros do discurso, formulado por Bakhtin (2011), retomados por Rojo (2015); e outros. Com o auxílio dessas teorias, pretende-se elaborar uma sequência didática de atividades para ser aplicada em sala de aula, levando em consideração as abordagens de Lerner (2002). Essa sequência incluirá sugestões de atividades e indicações de bibliografia que constituirão um Caderno Pedagógico, que possibilitará novas experiências docentes na área de linguagem e letramento. Assim, o presente trabalho procurará reunir esforços para investigar como a leitura e a análise do discurso persuasivo e semiótico no gênero anúncio publicitário, em diferentes suportes, poderão contribuir para o desenvolvimento do letramento crítico dos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Interno - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Externo ao Programa - 2865742 - MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO

Notícia cadastrada em: 03/12/2015 16:44
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