Banca de QUALIFICAÇÃO: JORGE COSTA CRUZ JUNIOR

DISCENTE: JORGE COSTA CRUZ JUNIOR
DATA: 18/12/2015
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: A web 2.0 como ferramenta para produção textual: uma proposta para o 9º ano do ensino fundamendtal
PALAVRAS-CHAVES: Texto de opinião. Web 2.0. Produção Textual.Caderno Pedagógico. Sequência didática.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

As dificuldades de leitura, compreensão e interpretação de textos são refletidas nas avaliações externas, a exemplo os resultados de exames como oProgramme for International Student Assessment - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes -PISA, no qual, em 2012, o Brasil foi posicionado em 58° lugar no ranking mundial, perfazendo um total de 410pontos no item leitura. Levando em consideração esse panorama,o presente trabalho tem como escopo apresentaruma proposta de ensino de Língua Portuguesa que visadesenvolver a competência leitora e produtora de textos dos alunos com o uso das ferramentas da web 2.0, facebook. O locus de testagem do produto será aEscola Estadual 15 de Outubro em Aracaju, Sergipe, com alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental.O Produto proposto é um Caderno Pedagógico: Caderno do Professor, contendo sequências didáticas como instrumento de ensino e de aprendizagem da Língua Portuguesa na produção textual com o gênero, texto de opinião, com temas que abranjam direitos humanos, ética, cidadania, diversidade e gênero, os quais serão direcionados pelos docentes e trabalhados em sala de aula. O estudo será embasado nas pesquisas de Buzato (2015), Dionísio et alii (2015), Soares (2003), Lorenzo (2012) e outros teóricos. Almejamos com este trabalho o estímulo à produção textual a partir do uso pedagógico da internet, contribuindo assim para que as aulas de Língua Portuguesa sejam mais dinâmicas e motivadoras com a adequação das atividades ao mundo digital.

Presidente - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA
Interno - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA
Externo à Instituição - KALINE ARAUJO MENDES DE SOUZA

Notícia cadastrada em: 03/12/2015 16:41