Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIVAL ALVES DE BRITO

DISCENTE: JOSIVAL ALVES DE BRITO
DATA: 17/12/2015
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: Impactos dos recursos multimodais na compreensão dos gêneros textuais
PALAVRAS-CHAVES: Compreensão leitora. Objeto de aprendizagem. Multimodalidade.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

As dificuldades de compreensão de textos dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental da escola estadual VSM, confirmadas pelo Ideb dessa unidade de ensino e pelas experiências do próprio pesquisador, motivaram a elaboração deste Plano de Trabalho, elaborado em torno de uma pesquisa que tem o objetivo de aprimorar a prática de leitura, partindo dos gêneros textuais multimodais presentes no livro didático adotado na escola e de objetos de aprendizagem, para desenvolver a compreensão leitora. Os aportes teóricos foram selecionados para permitir estudar os gêneros textuais, a multimodalidade e a compreensão leitora de maneira integrada e também oferecer suporte metodológico para, baseando-nos em protocolos de leitura, elaborar as etapas de uma pesquisa-ação que acontecerá na escola supracitada. Trata-se de uma pesquisa-ação porque os envolvidos buscam soluções para o problema apresentado e o pesquisador procura aprimorar a própria prática pedagógica no local onde desenvolve suas atividades profissionais. Além de reunir propostas didáticas que visam articular elementos multimodais (estáticos ou dinâmicos) em prol do entendimento de dois gêneros textuais, história em quadrinhos e pinturas, ao longo da pesquisa será elaborado, como produto final, um objeto de aprendizagem (OA) que visa auxiliar o professor nas aulas de língua portuguesa e, principalmente, que possa evidenciar alternativas para o desenvolvimento do processo de leitura compreensiva ou interpretativa. A opção por criar um novo material didático decorre da ausência desse tipo de recurso para apoiar o trabalho de professores e estudantes da educação básica e da intenção de atender a um dos objetivos do Mestrado Profissional em rede (PROFLETRAS) que prevê a instrumentalização dos professores do ensino fundamental para a elaboração de material didático inovador, considerando o uso de recursos tecnológicos disponíveis na sociedade. As informações serão coletadas por meio da realização de quatro testes – o primeiro servirá de sondagem acerca das capacidades discentes, o segundo será realizado com o OA do material de apoio ao professor, o terceiro será aplicado após o trabalho com gêneros encontrados no livro didático e o quarto realizar-se-á após as atividades com o OA produzido na pesquisa – serão utilizadas para verificar se o trabalho com a multimodalidade pode efetivamente contribuir para o avanço nos níveis de compreensão leitora dos estudantes.

Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Interno - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Externo à Instituição - GLÍCIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS TINOCO

Notícia cadastrada em: 03/12/2015 16:37