Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SÍLVIA SOUZA SANTOS
DATA: 17/12/2015
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: Entre crônicas: desenvolvendo a compreensão leitora
PALAVRAS-CHAVES: Leitura, Compreensão Leitora, Crônica, Letramento Literário.
PÁGINAS: 23
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:
A aquisição da leitura é fundamental para agirmos com autonomia nas sociedades letradas, no entanto, os alunos do Ensino Fundamental II apresentam bastante dificuldades em leitura e compreensão, fato constatado pelos baixos índices de desempenho nas edições da Prova Brasil. Sabendo que o cerne do problema, relacionado à leitura, é a compreensão, o projeto visa contribuir para a melhoria da prática docente em Língua Portuguesa a partir do estudo do gênero textual crônica. Como o discurso literário articula a pluralidade da língua e da cultura, é necessário que a escola invista na leitura dele, para que o aluno compreenda essa pluralidade. Trabalharemos com a pesquisa-ação em turma do 8º ano do Ensino Fundamental por meio de sequência didática que possibilite o desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos dos 8º anos do Ensino Fundamental, da EMEF José Conrado de Araújo. Contribuirão para o nosso trabalho as ideias dos teóricos (COSSON, 2006), (FREIRE, 2011), (KLEIMAN, 2000), (KLEIMAN, 2001), (KLEIMAN, 2005), (KOCK; ELIAS 20014), (LEFFA, 1996), (MARCUSCHI,2002), (SOLÉ,1998), entre outros. Esperamos que, ao final do projeto, o aluno tenha aprendido a ler e compreender o gênero estudado, assim como ampliado sua compreensão leitora.