Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ RAIMUNDO DOS SANTOS FILHO

DISCENTE: JOSÉ RAIMUNDO DOS SANTOS FILHO
DATA: 16/12/2015
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: O gênero “conto”: uma proposta de leitura interacionista no contexto de uso dos objetos de aprendizagem
PALAVRAS-CHAVES: Gênero textual. Compreensão leitora. Processos de ensino-aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

O presente Plano de Trabalho tem como objetivo descrever uma pesquisa que visa averiguar quais são as possibilidades para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos do 8º ano do ensino fundamental, matriculados no colégio estadual JM, em uma perspectiva de leitura interacionista, considerando os estudos de Leffa (1996), de Kleiman (2013), de Koch (2005), de Antunes (2003) e de Solé (1998). Pretendemos avaliar se o uso de objetos de aprendizagem voltados ao gênero conto pode colaborar com o avanço dos estudantes nos níveis de compreensão de textos. Tomamos o conto a partir da conceituação de Gotlib (1999), que o define como uma narrativa cuja sucessão de acontecimentos é de interesse humano, no qual tudo ocorre na unidade de uma mesma ação. Como os episódios são ficcionais, o trabalho com esse gênero derruba as barreiras entre o que é realidade ou não, permitindo identificar variados caminhos para a análise das práticas discursivas. A escolha do gênero justifica-se pelo fato de os estudantes já o conhecerem, mas apresentarem pouco domínio de sua organização e não conseguirem entender as relações existentes entre os elementos constitutivos dos textos. Assim, o trabalho proposto pretende ampliar o conhecimento dos estudantes acerca do gênero conto, visando a um maior domínio relativo à sua composição, a fim de que possam aprofundar os modos de interpretar textos. Do ponto de vista do ensino e da aprendizagem, a escolha do gênero e os posicionamentos teóricos adotados para abordá-lo em sala de aula objetivam identificar perspectivas diversificadas para o ensino da língua portuguesa, conferindo novos sentidos ao ensino da leitura. O trabalho será desenvolvido na perspectiva da pesquisa-ação, como foi proposto por Thiollent (2011), por apontar uma estreita associação das ações com a resolução de um problema social. Neste trabalho, investigaremos práticas que podem efetivamente promover a superação das dificuldades de compreensão leitora dos estudantes na educação básica, enfatizando o uso de objetos de aprendizagem. Nossa hipótese é que, ao final desta pesquisa, poderemos indicar estratégias que permitam integrar pessoas, cultura e sociedade em práticas de leitura que favoreçam a formação de sujeitos participativos e críticos.

Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Interno - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA
Externo à Instituição - GLÍCIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS TINOCO

Notícia cadastrada em: 03/12/2015 16:33