Banca de DEFESA: ADNA NASCIMENTO ALVES SANTOS

DISCENTE: ADNA NASCIMENTO ALVES SANTOS
DATA: 27/07/2015
LOCAL: AUDITÓRIO DO POLO DE GESTÃO NO CENTRO DE VIVENCIA
TÍTULO: A COMPREENSÃO DE IMPLÍCITOS TEXTUAIS NAS CANÇÕES DE PROTESTO SOCIAL: UMA ALTERNATIVA NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO
PALAVRAS-CHAVES: Leitura crítica. Implícitos. Gênero textual. Canção de protesto social. Sequênciadidática.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Tornou-se imperativo, no atual contexto da escola pública brasileira, que as práticas de leitura sejam pauta de constante reflexão e da busca por alternativas que colaborem para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos do ensino fundamental (EF), em vários níveis, haja vista os dados do Saeb e da Prova Brasil (2014), cujas avaliações em larga escala apontaram dificuldades dos discentes para selecionar informações implícitas, inferir o sentido de uma palavra ou expressão, entre outros; indicando, desse modo, os graves desvios de compreensão e apropriação da produção escrita, no ato de ler. Partindo dessa realidade, o presente trabalho tem como objetivo norteador promover a formação de um leitor proficiente e crítico por meio da análise de canções brasileiras de protesto social em atividades de leitura e compreensão dos implícitos textuais, possibilitando reconhecê-las como práticas discursivas situadas no cotidiano que contribuem com a formação de cidadãos ativos na sociedade. Tomou-se como aporte teórico os estudos da Linguística Textual, na perspectiva sociocultural; adotando-se a concepção sociointeracional de língua, de sujeito e de texto para a qual a compreensão textual e discursiva só pode ser entendida quando ultrapassa os limites da decodificação de elementos linguísticos e alcança os horizontes da mobilização dos saberes sociohistórico e cultural e da reconstrução destes no interior de uma situação de comunicação, num dado contexto. Para tanto, adotou-se a pesquisa de cunho qualitativo, tendo como caminho metodológico a aplicação de Sequência Didática em uma turma de 9º ano (EF), que utilizou a canção de protesto social como gênero textual mediador. Levando-se em conta a proposta elaborada para a pesquisa e o que foi executado, é possível dizer que o trabalho de compreensão do texto a partir da análise de canções configurou-se como uma alternativa positiva e eficiente, na medida em que os alunos descobriram novas formas de construção de sentidos para os textos estudados. Os resultados obtidos a partir desse trabalho atendem ao objetivo final dessa trajetória que é tornar-se suporte teórico-prático para a elaboração de um instrumento concreto de socialização dos conhecimentos vivenciados: o Caderno Pedagógico, cujo principal propósito é compartilhar experiências exitosas no ensino e na aprendizagem da leitura com outros professores de língua portuguesa.

Externo ao Programa - 1908026 - ANA MARIA LOURENCO DE AZEVEDO
Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO