Banca de DEFESA: MARCIA CRISTINA BARRETO OLIVEIRA

DISCENTE: MARCIA CRISTINA BARRETO OLIVEIRA
DATA: 27/07/2015
LOCAL: AUDITÓRIO DO POLO DE GESTÃO NO CENTRO DE VIVENCIA
TÍTULO: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA DA PROVA BRASIL: APROXIMANDO OS CICLOS E MINIMIZANDO AS LACUNAS.
PALAVRAS-CHAVES: leitura, mediação, interação, ensino e aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Este estudo desenhou-se no contexto de minhas observações em turmas ingressas no Ensino Fundamental II que apresentavam nível de proficiência em leitura abaixo do considerado esperado para alunos que cumpriram as etapas do ensino fundamental I. Sabendo que a proficiência em leitura é essencial para o desenvolvimento do aprendizado escolar, busquei desenvolver um trabalho de pesquisa participativa-interventiva, realizada nas turmas dos 6º anos A e B do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Governador João Alves Filho, Aracaju – Se. Com o objetivo de levar para a sala de aula uma perspectiva de ensino da leitura pautada nas teorias de ensino estudadas nas diversas disciplinas ofertadas no mestrados profissional em Letras – Profletras, aplicamos atividades que priorizam o desenvolvimento de habilidades que capacitem os discentes do 6º ano a seguir para as etapas finais do Ensino Fundamental com maior adequação entre capacidade leitora e nível de estudo. No que concerne ao ensino da leitura, pautei-me na perspectiva (i) sociointeracionista de trabalho pedagógico de Vygotsky, que vê na mediação um caminho eficaz para o ensino-aprendizado eficiente e (ii) interativa da leitura, Leffa (2006), Oliveira (2010), Silva (1999) e Solé (2012), em que a interação entre aluno e seus conhecimentos prévios e o texto permite que o ato de leitura seja significativo. O estudo também foi fundamentado nas concepções de gênero de Bronckart, (1999) e Schneuwly (2004). A partir do desenvolvimento da capacidade leitora percebida nas duas turmas onde o estudo foi aplicado, foi elaborado um caderno pedagógico replicável para docentes do ensino Fundamental que buscam um trabalho interativo no ensino da leitura. O caderno foi organizado em 2 partes: 1 – Teórico – com noções de concepção de leitura, processos de leitura, estratégias e ensino de leitura, gênero textual e sequência didática e 2 – Atividades Práticas – Oficinas de Leitura e Resultados.

Presidente - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Interno - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA
Externo à Instituição - ONIREVES MONTEIRO DE CASTRO

Notícia cadastrada em: 12/07/2015 15:32