Banca de DEFESA: MARIA DENISE OLIVEIRA DA SILVA

DISCENTE: MARIA DENISE OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 29/07/2015
LOCAL: AUDITÓRIO DO POLO DE GESTÃO NO CENTRO DE VIVENCIA
TÍTULO: BLOG, REESCRITA E REFERENCIÇÃO: IDAS E VINDAS NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS.
PALAVRAS-CHAVES: Gênero blog, Escrita processual, Reescrita, Referenciação
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Este trabalho apresenta reflexões e sugestões sobre o ensino da escrita a partir de uma experiência desenvolvida na rede pública estadual de Sergipe. Para tanto, aplicou-se uma proposta de intervenção, durante a qual os alunos criaram um blog de fanfictions onde divulgaram e compartilharam seus escritos. O objetivo deste experimento é contribuir com a ampliação da competência escrita dos alunos a partir das atividades de reescrita e da exploração de algumas estratégias de referenciação presentes nos textos produzidos, além de promover a circularidade e o compartilhamento desses escritos no blog. Para a criação do blog, partiu-se das perspectivas do multiletramento, que envolvem a multiplicidade cultural e semiótica da sociedade. As reflexões sobre a língua partiram das teorias dos gêneros do discurso e da escrita como processo, culminando com os estudos sobre a reescrita e a avaliação. O corpus de análise constituiu-se de cinco produções coletivas elaboradas pelos alunos durante as aulas. Os resultados desta análise apontam para a melhoria da escrita dos alunos, decorrente das atividades de reescrita e da exploração de algumas estratégias de referenciação. Constatou-se, ainda, uma participação mais efetiva dos sujeitos em consequência do uso do blog como ambiente de trocas dialógicas e compartilhamento. Desta experiência, resultou como produto um caderno pedagógico, contendo orientações que podem ser ressignificadas em outras realidades educacionais.

Presidente - 1264245 - GERALDA DE OLIVEIRA SANTOS LIMA
Interno - 6426475 - MARIA LEONIA GARCIA COSTA CARVALHO
Externo à Instituição - VALDINAR CUSTÓDIO FILHO

Notícia cadastrada em: 06/07/2015 10:34